Press "Enter" to skip to content
Início » Gastronomia » É claro que o chocolate faz bem para a saúde…

É claro que o chocolate faz bem para a saúde…

Compartilhe

Mais uma vez, eu ergo a placa do “EU JÁ SABIA” com gosto. Como chocólatra, eu sempre soube que esse alimento era o sinônimo da felicidade, com enorme potencial para acabar com guerras e conflitos dos mais diversos. E ter a constatação que ele é benéfico para a saúde é apenas mais uma forma de calar a boca dos críticos irracionais.

A frase “não coma mais chocolate” foi proferida por algumas vezes através das bocas de pessoas que não sabiam o que estavam dizendo, no desejo incontrolável de cagar regras na minha vida. E eu tenho quase certeza que você, que caiu nesse post curioso para saber por que o chocolate faz bem, já ouviu essa frase também.

Tá, vamos colocar as coisas nos seus devidos lugares, antes que me acusem de contar mentiras na internet.

 

 

 

Quando o chocolate faz bem para a saúde?

 

 

Antes que você comece a tripudiar da sua mãe (eu não faria isso se fosse você) pelos anos que ela ficou boicotando o chocolate de sua vida, é importante deixar bem claro que ela estava coberta de razão.

Aquele chocolate vendido em barras ou tabletes, que estão disponíveis nos supermercados nos mais diversos tamanhos e sabores, são sim prejudiciais na saúde, pelo simples motivo que não contam com qualquer tipo de valor nutricional e são verdadeiras bombas de açúcar maravilhosas e lindamente doces. E é por isso que amamos essas maravilhas.

Mas elas fazem mal para a nossa saúde. Por isso, não podemos comer esses chocolates em excesso.

Porém, o mesmo não se aplica ao cacau.

Normalmente, o cacau está dividido entre chocolate negro ou puro, e todo o resto (chocolate branco – que não é chocolate, e todo mundo com bom senso sabe disso -, com leite, com amêndoas, com castanhas, em forma de bolachas, etc), onde todas as que estão no grupo de “resto” são sim prejudiciais para a sua saúde (e para o bom paladar, no caso do chocolate branco).

Já o chocolate negro ou puro, preparado à base de grãos de cacau tostados, é totalmente saudável. Quanto maior é a concentração de cacau, melhor será o chocolate. Se você gosta de um chocolate amargo com uma concentração de cacau de 80% ou mais, pode comer sem culpa, pois sua saúde vai até agradecer.

 

 

 

Quais são os benefícios do chocolate negro?

 

 

Os benefícios são diversos.

Chocolate puro ou com elevada concentração de cacau faz bem para o coração, graças aos flavonoides que mantém os seus dutos sanguíneos em dia, além de conter antioxidantes. Sem falar que todo mundo sabe que essa iguaria ajuda na produção da serotonina, que é o elemento que entrega a sensação de prazer no corpo.

Além disso, a teobromina presente no chocolate ajuda a combater as cáries (por incrível que pareça), algo que não acontece com os tabletes de chocolate com leite, onde o açúcar é contraproducente neste aspecto.

 

 

 

Conclusão

 

Caro amigo chocólatra, você sempre teve razão. O chocolate faz um bem enorme nas nossas vidas, mas é preciso comer o chocolate certo para poder se beneficiar dele. E agora você já sabe: manda ver no chocolate com alta concentração de cacau, e a sua saúde vai agradecer.

Se você está cansado ou deprimido, o chocolate negro vai fazer você se sentir melhor. É um alimento cheio de energia, vai estimular o seu corpo e pode ajudar a melhorar a sua saúde. E quando combinado com outros alimentos saudáveis, certamente vai ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.

E diga com gosto para a sua mãe que ela estava “meio certa” sobre o chocolate.


Compartilhe
@oEduardoMoreira