Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » Lofi, um gerador aleatório de músicas livre e de graça

Lofi, um gerador aleatório de músicas livre e de graça

Compartilhe

Adoro descobrir ideias geniais na internet, e o Lofi é um projeto que entra nessa categoria. Estamos diante de uma ferramenta simples e muito rápida de usar para criar músicas sem copyright.

E a forma em como a ferramenta cria as músicas é bem simples: ela usa a Inteligência Artificial para a composição musical baseada na aleatoriedade, o que elimina boa parte das dores de cabeça dos criadores de conteúdo.

Lembrando sempre que as músicas criadas por uma inteligência artificial não estão protegidas por leis de copyright. E só por isso eu entendo que o Lofi é genial. E certamente vou me beneficiar dele.

 

 

 

Como o Lofi funciona?

Tudo o que você precisa ter em mente é que o Lofi é, por essência, um gerador de música aleatória. Ou seja, a música que ele vai criar sempre será diferente de qualquer outra que já existe, em uma composição feita exclusivamente para você e só no momento em que a plataforma está ativa.

Ou seja, você só tem uma chance para ter a música que o Lofi criou na hora que você abriu a plataforma. Se você gostar do que ouviu, pode fazer o download da música de graça no site. Caso contrário, nunca mais vai encontrar essa composição na vida.

Todas as músicas criadas no Lofi estão sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que oferece a liberdade total para o seu proprietário, inclusive para modificar a canção ou utilizar o original para fins comerciais.

As únicas coisas que você não pode fazer com a música salva via Lofi são vender a canção como se fosse sua, reivindicar a sua propriedade com fins comerciais e vender as cópias inalteradas da canção. Algo minimamente razoável, considerando que você está recebendo a música de graça.

Outro bom motivo para utilizar o Lofi é ter uma trilha sonora de fundo tranquila para as longas horas de trabalho na frente do computador, para a meditação ou para os momentos de sono.

O principal predicado do Lofi é a sua simplicidade: ele basicamente é uma tela com um player minimalista e as opções para realizar o download da música em reprodução.

 

 

 

Vale a pena usar o Lofi?

Eu nem sei por que você está me perguntando isso, mas… é óbvio que vale a pena usar o Lofi.

É bem difícil achar uma plataforma gratuita que pode gerar músicas de graça e livre de direitos autorais. É uma mão na roda para quem não sabe mais o que fazer para se livrar dos strikes do YouTube e quer colocar um pouco mais de graça aos seus vídeos na plataforma.

Sem falar nos podcasters que morrem de medo dos processos e ações do ECAD pela violação de direitos autorais no uso de canções comerciais.

O Lofi é tão simples e, ao mesmo tempo, tão útil, que seu status de “genial” é mais que justificado.


Compartilhe
@oEduardoMoreira