Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Bootle, o clone do Wordle para DOS

Bootle, o clone do Wordle para DOS

Compartilhe

O Wordle é o jogo do momento.

O pequeno e simples jogo de adivinhação de palavras tomou de assalto a internet, e fez com que muitos usuários gastassem alguns minutos do seu dia tentando descobrir qual é o termo do dia proposto pelo game que, agora, pertence ao The New York Times.

Mas se você acha o Wordle difícil e quer algo mais minimalista, eu apresento o Bootle, um clone do game em DOS que deixa tudo mais simples e com um ar retrô que desperta a tão popular nostalgia no coração das pessoas.

Neste post, vamos conhecer mais do Bootle.

 

 

 

Como o Bootle funciona?

O Bootle é um clone do Wordle em um setor de inicialização de um computador. E, na verdade, ele não está sozinho no mundo: existem outras versões do popular jogo de palavras que foram desenvolvidas no lendário sistema operacional DOS.

O Bootle é um arquivo com extensão .COM, e por conta de suas características e limitações (o jogo inteiro está em apenas 512 bytes), ele só conta com 57 palavras a serem descobertas.

Por outro lado, uma nova versão do jogo possui um carregador para recuperar o dicionário do disco, gerando uma imagem de 360 KB que permite que o game funcione de forma independente, ou seja, sem um sistema operacional.

 

 

 

Como rodar o Bootle no seu computador?

O código do Bootle foi publicado no GitHub, e ele pode funcionar tanto como um arquivo .COM como pode ser carregado em um setor de inicialização via disquete (e eu nem sei se você que está lendo este post tem idade para saber o que é um disquete).

Ele é tão ‘roots’ na sua proposta, que é compatível com o IBM original com chip Intel 8088, conhecido como ‘o primeiro PC da história’.

Para compilar o Bootle, é preciso fazer o download e a instalação do Netwide Assembler e rodar uma máquina virtual com Windows XP. O programa também funciona com emuladores DosBox e qemu.

O funcionamento do jogo é basicamente o mesmo do Wordle, ou seja, descobrir qual é a palavra proposta a partir de uma combinação de palavras. Ou seja, a popularidade do jogo original justifica de forma plena a existência de um clone tão peculiar como esse.

E se você acredita que ninguém está jogando o Wordle ao redor do mundo, saiba que sua crença está completamente errada, ou baseada no puro achismo. O jogo é surpreendentemente popular, e a existência de um clone baseado no DOS é apenas mais uma prova dessa popularidade.


Compartilhe
@oEduardoMoreira