Eu sempre achei o Google Mapas um serviço muito bom. Quero dizer, ele sempre funcionou bem para mim, e quase nunca me deixa perdido em algum cenário típico de desova de corpos de envolvidos com agiotagem.
Mas devo reconhecer que essa eficiência toda do Google Mapas não se aplica para todo mundo, e o sistema pode simplesmente falhar até mesmo com aqueles que são mais leigos (e que mais precisam que o serviço funcione perfeitamente).
Algumas pessoas ao redor do mundo decidiram se rebelar contra a incompetência do Google Mapas. E a forma de protestar é, ao mesmo tempo, ajudando as demais pessoas: instalando cartazes que informam sobre os erros do serviço cartográfico da gigante de Mountain View.
Isso deve funcionar melhor que o Google Mapas
GOOGLE MAPS IS WRONG !!
Nouvelle passion découverte ce matin via @textfiles : les panneaux installés pour expliquer que Google Maps se trompe et que ce n'est pas la bonne route pic.twitter.com/dOXzSHmkz3
— Jules Grandin (@JulesGrandin) September 30, 2022
As fotos dos tais cartazes estão disponíveis em diversas publicações nas redes sociais, onde podemos ver os protestos instalados por vizinhos de ruas que se cansaram de ver as pessoas paradas na porta de suas casas e jardins, completamente perdidas e desorientadas, obstruindo a passagem e acabando com o belo cenário no final de uma tarde de sol de terça-feira.
Essas pessoas obviamente ficam lá plantadas porque pensam que estão em outro local, já que o Google Mapas não conseguiu indicar o caminho correto até o destino verdadeiro.
Mas quem fica realmente pistola com esse comportamento (que, na maioria dos casos, não é culpa do usuário – e é bom deixar isso bem claro) são os proprietários de estabelecimentos comerciais, que sabem que os seus clientes vão parar em locais totalmente errados (e longe de suas lojas).
IS WRONG !! pic.twitter.com/Sm5hRpIjKY— Jules Grandin (@JulesGrandin) September 30, 2022
Muitos dos cartazes compartilhados nas redes sociais são de locais nos Estados Unidos. Lá, existem algumas estradas que são de propriedades privadas, mas o Google Mapas não entende isso. Para ele, rua é rua, e o importante é redirecionar o usuário para a rota mais curta possível.
E como lá nos Estados Unidos as pessoas levam muito a sério esse lance de propriedade privada… pense na confusão que os envolvidos precisam gerenciar.
O problema nos erros das rotas do Google não está acontecendo apenas nos Estados Unidos. Placas são detectadas em diferentes cidades e países, o que mostra que essa falha é recorrente e possui expansão global.
E a gigante de Mountain View, mais preocupada em acabar com serviços de videogame por streaming para deixar gamers ao redor do mundo completamente desesperados pelas horas e horas de jogatina na plataforma que vão perder, não faz nada para resolver o problema dos caminhos equivocados que deixam pessoas perdidas e moradores irritados.
Pedir as mudanças para o Google não resolve
Para ser mais justo, o Google até que tentou solucionar o problema. Mas falhou na tentativa, o que deveria deixar de ser algo surpreendente no caso da gigante de Mountain View. Até parece que os anos de vida do Android não serviram de parâmetro para um entendimento comum sobre a capacidade da empresa em errar e acertar.
O Google Mapas até conta um recurso em sua interface que permite a edição da plataforma, o que (em teoria) permite que qualquer pessoa faça as alterações e insira as sinalizações nas estradas, incluindo as indicações de estradas privadas.
Porém, outros usuários afirmam que já realizaram as petições de alteração diretamente para o Google ao longo de meses, mas “nada acontece feijoada”. A empresa dá de ombros para os pedidos.
De novo: eu gosto do Google Mapas, ele sempre funciona comigo e, por causa dele, eu nunca fui vítima de um assalto relâmpago. Mas ver uma empresa como a Google falhando miseravelmente em algo que já poderia ser resolvido com um pouco de agilidade e boa vontade é algo que não consigo engolir.
Melhore, Google. Apenas melhore!