Press "Enter" to skip to content
Início » Monitores » As tendências para os monitores gaming que ficam claras após a CES 2023

As tendências para os monitores gaming que ficam claras após a CES 2023

Compartilhe

A CES 2023 deixou muitos produtos apresentados nos mais diferentes segmentos, incluindo monitores de todos os tipos. E um dos segmentos onde as telas são muito valorizadas é o dos videogames.

Um grande volume de vendas nos monitores gaming é registrado todos os anos, pois este é um elemento fundamental para quem quer ter um bom desempenho nesse tipo de atividade.

Quanto melhor e mais potente for o monitor, maior será a fluidez nos jogos, o que pode melhorar de forma sensível a experiência de jogo nos computadores.

Porém, essa mesma CES 2023 deixou claro que as telas de 144 Hz de taxa de atualização ficaram mesmo para trás. Os novos monitores precisam ser ainda mais fluídos e contar com uma tela OLED para agradar os gamers.

 

Todos querem elevadas taxas de hertz

As taxas de hertz indicam a quantidade de imagens por segundo que um monitor pode reproduzir. Ou seja, um monitor de 144 Hz pode entregar até 144 imagens por segundo. Isso já é mais que o dobro que um monitor tradicional pode exibir.

Uma elevada taxa de hertz resulta em uma maior fluidez de imagem, algo que é muito valorizado pelos gamers e praticantes dos eSports. Logo, não é um absurdo ver na CES 2023 o ASUS ROG Swift Pro PG248QP, um monitor que entrega uma taxa de atualização de tela com nada menos que 540 Hz, com resolução FullHD e tela do tipo TN.

Quem não quis ficar atrás nessa corrida pela maior velocidade de imagem foi a Dell, que apresentou o Alienware AW2524H, que tem taxa de 500 Hz. Mas aqui, temos um pequeno truque: essa velocidade de imagem é alcançada com a ajuda de um overclock, já que o monitor entrega de forma nativa a taxa de atualização de imagem de 480 Hz.

Sua tela IPS entrega uma melhor representação de cores que o modelo da ASUS. Por outro lado, mesmo mantendo a resolução FullHD, a tela possui apenas 24.5 polegadas.

 

Boas doses de OLED, por favor

Agora que falamos dos monitores mais rápidos da CES 2023, vamos falar dos monitores gaming OLED que muitos jogadores desejam. Mesmo porque obter cores mais brilhantes e uma maior nitidez também ajuda a obter um bom desempenho durante as sessões de jogos.

A LG apresentou o LG OLED UltraGear em versão de 45 polegadas com resolução de 1.440 pixels por polegada, 240 Hz de taxa de atualização e apenas 0.03 milissegundos do tempo de resposta.

Na mesma linha, a Acer contou com o Acer Predator X27U e o X45, monitores que compartilham com o tamanho, resolução e taxas de atualização dos modelos apresentados pela LG no mesmo evento de Las Vegas.

E a ASUS também se fez presente com o ROG Swift OLED PG27AQDM, com tela de 27 polegadas, resolução de 1.440 pixels por polegada e taxa de atualização de 240 Hz. Seu diferencial em relação aos seus concorrentes é contar com um sistema de ventilação integrado para evitar o nefasto efeito de pixels queimados típicos dessa tecnologia.

Até a Corsair apresentou um monitor OLED na CES 2023. O modelo Xeneon Flex conta com 45 polegadas de tela, que pode se posicionar em modos plano ou curvo. Mais uma vez, encontramos uma resolução de 1.440 pixels por polegada e 240 Hz de taxa de atualização de tela.

Por fim, vale a pena uma menção especial para o Samsung Odyssey Neo G9, um monitor que é um autêntico monstro com tela miniLED de 57 polegadas, resolução de 7.680 x 2.160 pixels em formato 32:9 e taxa de atualização de 240 Hz.

 

Conclusão

O usuário gaming precisa fazer uma escolha muito importante: ou procura pela melhor performance possível, ou obtém a melhor qualidade de imagem para os seus jogos.

Nas telas OLED, é possível obter um padrão estabelecido pelo mercado: taxas de atualização de 240 Hz e 1.440 pixels por polegada de resolução. São números excelentes para quem realmente deseja uma maior qualidade de imagem para os jogos.

Por outro lado, muitos gamers são obcecados pela melhor performance possível durante os jogos, e as elevadas taxas de atualização que flertam com os 500 Hz são muito sedutoras para esse grupo de jogadores, mesmo que isso custe a plena nitidez e coloração das imagens na tela.

É claro que a escolha é sua. Mas procure decidir sabiamente. A boa notícia é que não faltam opções para o futuro, e você certamente vai encontrar um produto que vai atender às suas necessidades prioritárias.


Compartilhe
@oEduardoMoreira