eniac

O mundo da informática evoluiu de forma inimaginável, e nos deixou saltos tecnológicos enormes. Felizmente, podemos recordar (ou conhecer) o passado por graças aos museus, que guardam preciosidades como esse 1 byte de RAM, utilizado em 1946.

Seu tamanho é enorme para os padrões de hoje, mas dentro do normal para os computadores da época, que ocupavam salas inteiras, e sequer deram o salto dos tubos de vácuo para os transistores. A foto mostra o byte de RAM presente no supercomputador ENIAC, um dos primeiros computadores para propósitos gerais, dedicado inicialmente para tarefas militares, como o cálculo de tabelas de tiro de artilharia.

Sobre suas dimensões, o ENIAC ocupava nada menos que 167 metros quadrados, e seu peso era de 27 toneladas. Surpreso? Claro que sim. Hoje, temos dispositivos infinitamente mais potentes que podem ser colocados no nosso pulso!

1byterameniac

Voltando ao módulo de memória, a foto fala por si. Mostra um dispositivo que mede aproximadamente um metro, mas como dado curioso, vale dizer que um módulo de RAM convencional de 1 GB mede 13 centímetros, e possui o mesmo que 1.000.000.000 de bytes.

Nada mal o avanço dos últimos 70 anos, não?

Via RedditWikipedia