Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Atari 50 esconde uma enorme bibiloteca de fotos e até um documentário interativo

Atari 50 esconde uma enorme bibiloteca de fotos e até um documentário interativo

Compartilhe

A coleção de jogos clássicos Atari 50: The Anniversary Collection revisa toda a história da empresa, desde os velhos tempos do Pong até as fracassadas tentativas com os consoles portáteis. Mas esse repositório esconde um extra inesperado: uma enorme biblioteca interativa sobre o sucesso e o legado da Atari.

E esse conteúdo do Atari 50 nem está escondido na plataforma. Qualquer um pode acessar e aprender tudo sobre a historia da Atari, incluindo os últimos movimentos recentes. Lembrando que estamos falando de uma das empresas mais importantes da primeira metade dos anos 80 nos Estados Unidos.

Todo esse conteúdo faz parte de uma grande engrenagem que deve chamar a atenção do mais animado jogador com espírito arqueológico, e ajuda a compor um importante capítulo da história dos videogames.

 

Mais de 100 jogos disponíveis

No repositório Atari 50, você vai encontrar nada menos que 103 jogos disponíveis onde apenas 5 títulos estão efetivamente bloqueados neste momento. O que é uma alegria para quem quer voltar ao passado com esses títulos.

Entre os jogos disponíveis, estão coleções recentes como Pac-Man Museum+, Mega Man Legacy Collection e Teenage Mutant Ninja Trutles: The Cowabunga Collection, entre outros. Nos packs, existem extras digitalizados e novas opções de carga e controle.

Alguns jogos são mais problemáticos para serem controlados, como Asteroids, Centipeide ou Tempest, pois cada um deles precisa ou de mecânicas específicas ou de controles especiais. Mas todos os títulos conseguem entregar um resultado final melhor do que a maioria dos emuladores disponíveis no mercado.

Entre os jogos temos pelo menos 40 jogos do Atari 2600, 25 jogos de fliperama e uma série de outros títulos distribuídos entre os consoles 5200, 7800, Jaguar, Atari Lynx, Atari 400 e Atari 800.

As grandes ausências sentidas são os títulos licenciados: Star Wars, Alien vs Predador (para Jaguar) e o polêmico E.T.: The Extraterrestial. Por outro lado, raridades notáveis como Yars’ Revenge estão disponíveis para a sua diversão.

 

E um grande documentário

O Atari 50 também conta com um documentário gamificado em forma de linha de tempo onde podemos nos mover de um lado para outro, mostrando cada um dos jogos da Atari em detalhes e apresentando documentos inéditos, pequenos vídeos e várias curiosidades envolvendo a criação de cada título.

O matéria é uma forma incrível de se aproximar da Atari, e reúne uma série de surpresas e materiais inéditos ou jogáveis, como hologramas de um console de videogame portátil cancelado pela Atari, códigos inteiros de jogos e até o game Airwold, que nunca foi lançado por causa do crash do mercado de videogames ocorrido no começo dos anos 80.

Tais detalhes tornam essa compilação de conteúdo totalmente diferente das demais. Vários desses jogos são facilmente localizáveis e jogáveis na internet (basta ter um pouco de paciência para procurar um pouco), mas a proposta do Atari 50 tem outra estética, uma quantidade enorme de um material incrível e uma impecável documentação.

Tudo aqui foi feito não apenas para aquelas pessoas que desejam matar a curiosidade sobre como eram os jogos do passado ou para quem quer matar as saudades para aliviar a nostalgia. É o tipo de material que foi cuidadosamente pensado para aqueles que entendem do assunto. E é aqui que está o grande diferencial da proposta do Atari 50.


Compartilhe
@oEduardoMoreira