Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Jogue o game que Elon Musk programou aos 12 anos de idade

Jogue o game que Elon Musk programou aos 12 anos de idade

Compartilhe

Elon Musk pode ser considerado um insensato por muitas pessoas, e razões para essa avaliação não faltam. Tudo o que ele está fazendo com o Twitter neste momento foge de um campo de normalidade, e pode apontar para o fim da rede social tal e como conhecemos.

Por outro lado, o mesmo Elon Musk é considerado um dos gênios da tecnologia moderna. O multimilionário fez com que suas empresas Tesla e SpaceX se tornassem gigantes do setor, confirmando a sua visão ampla para o empreendimento nesse segmento de mercado.

O que muita gente não sabe é que Musk um dia foi um nerd freak como muitos de nós, a ponto de programar um jogo de videogame na sua pré-adolescência.

 

Musk tem um espírito empreendedor, e ninguém pode negar isso

Elon Musk teve um caminho a seguir antes de chegar ao ponto onde está hoje. Tudo bem, sua estrada foi muito facilitada pelo simples fato dele ser filho de pais bilionários, e multiplicar sua riqueza largando muito na frente não é o que podemos chamar de “meritocracia”, mas não é sobre isso o que quero conversar neste post.

Fato é que Musk começou a se interessar sobre o mundo da tecnologia muito cedo, assim como muitos de nós que estamos nesse mundo. E isso fez com que ele começasse a empreender muito cedo, independentemente do fato dele ser alguém com família abastada.

A prova do que estou falando é o club noturno que ele gerenciou com a ajuda de um amigo de faculdade em uma casa alugada. O empreendimento foi um sucesso, e foi um incentivo para que Musk concluísse as licenciaturas em física e economia na Universidade de Pensilvânia.

Com o passar do tempo, Musk aplicou sua visão de negócios em diferentes projetos, indo da Tesla até o perfume com cheiro de cabelo queimado. Logo, ver esse mesmo Elon desenvolvendo um jogo de videogame aos 12 anos de idade nem chega a ser uma surpresa.

 

Nada melhor para fazer com 12 anos de idade

Elon Musk ganhou o seu primeiro computador aos 9 anos. O equipamento era um Commodore VIC-20, que contava com um manual que ensinava ao usuário a linguagem de programação BASIC.

Para os mais novos, essa não é uma linguagem muito complexa. Eu mesmo sei programar em BASIC (e isso revela a minha idade), e posso dizer que esse aprendizado me despertou o interesse no mundo da tecnologia.

Porém, Musk aprendeu a programar em BASIC em apenas três dias, e já começou a criar programas. Em 1983, nosso protagonista tinha 12 anos de vida, e desenvolveu o código-fonte de um videogame chamado Blastar, cujo objetivo era abater os cargueiros alienígenas com cinco naves disponíveis.

O jogador tinha que se esquivar das bombas de hidrogênio e máquinas de raios, e é claramente inspirado no clássico Space Invaders (1978). O código do jogo foi publicado na revista PC and Office Technology em 1984, e Musk recebeu US$ 500 pelo trabalho.

O game nunca chegou a ser lançado comercialmente, e ficou esquecido no churrasco até 2015, quando o jornalista de tecnologia Ashlee Vance (da Bloomberg) publicou um livro sobre Elon Musk que incluía uma foto com o código-fonte do jogo publicado na revista da década de 1980.

Dessa forma, Tomas Lloret, um engenheiro de software do Google, viu o código, reescreveu e transformou tudo no jogo que pode ser testado por qualquer pessoa com uma conexão de internet.

Para jogar o game programado por Elon Musk aos 12 anos de idade, clique aqui.


Compartilhe
@oEduardoMoreira