Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Bill Gates, o viciado em Campo Minado

Bill Gates, o viciado em Campo Minado

Compartilhe

Vale a pena repetir essa frase: Bill Gates é mesmo gente como a gente.

Ele é capaz de esperar na fila de uma lanchonete apenas para comer o seu lanche favorito, e já teve medo de não prosperar como líder da bem-sucedida Microsoft. Agora, descobrimos mais um capítulo da pitoresca vida de Gates que se aproxima da existência de qualquer um de nós, meros mortais.

Descobrir que Bill Gates era viciado no jogo Campo Minado não chega a ser uma surpresa. O que chama a atenção é que o vício era tão presente, que alguém na Microsoft teve que tomar medidas contra o próprio Gates para evitar problemas maiores.

 

Colocando o Campo Minado em contexto

O Campo Minado é um jogo que a maioria dos usuários do Windows já jogou pelo menos uma vez na vida, e foi adicionado pela primeira vez em um sistema operacional da Microsoft com o lançamento do Windows 3.1

Antes disso, o título já fazia parte do Microsoft Entertainment Pack I de 1990, o que mostra a relevância do jogo para Gates e para a galera de Redmond. E esse está bem longe de ser o caso de um produto que não era utilizado pelos seus próprios executivos.

Bill Gates é completamente viciado por Campo Minado. A ponto de procurar ajuda para tentar se desintoxicar da mania em tentar escapar das bombas ocultas que estavam armadas naquele tabuleiro de peças acidentadas.

 

Um desafio que Bill Gates não podia superar

Para tentar a desintoxicação do Campo Minado, Gates tentou primeiro a solução que está ao alcance de qualquer pessoa: a desinstalação do jogo em seu computador pessoal. Algo que não funcionou.

Quem conta como Gates lidou com seu vício nesse jogo é Bruce Ryan, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do jogo Campo Minado. Esse profissional recebeu um e-mail do chefão da Microsoft, informando que conseguiu superar o recorde que era do próprio Ryan, solucionando o jogo em modo principiante em apenas 8 segundos.

Ryan ficou chocado pelo recorde alcançado por Gates, que solucionou o jogo em apenas cinco segundos, e pelo fato do jogo que ele criou estar instalado no computador do presidente da empresa, algo que não era comum.

O e-mail de Gates fez com que Ryan se deslocasse para o escritório do seu chefe para conferir a veracidade do recorde. E uma das pessoas que tomaram medidas para que Bill conseguisse controlar a vontade quase irresistível em continuar jogando foi Melinda French, uma das pessoas mais próximas do executivo na Microsoft (e que se tornaria Melinda Gates no futuro).

Melinda (que, na época, já estava namorando Bill), chamou Ryan em seu escritório, e pediu “em nome de toda a Microsoft” que não compartilhasse com Gates os seus progressos na pontuação em Campo Minado.

Já Ryan fez o contrário do que Melinda sugeriu, compartilhando os seus novos recordes para tentar dissuadir Gates de tentar superá-lo. E a maneira que ele utilizou para estabelecer um novo recorde foi trapaceando: ele utilizou o Macro Recorder, um dos primeiros programas de automatização de software da história.

Então, Ryan configurou o software para realizar clique automático no canto do tabuleiro e, logo depois, iniciar uma nova partida. Dessa forma, ele conseguia estabelecer um novo recorde rapidamente, com o método de tentativa e erro através do software automatizado.

O novo “recorde” de Ryan foi enviado para Gates, com a captura de tela mostrando que o jogo foi superado em “apenas um segundo”.

E… só para deixar tudo ainda mais interessante… aquela versão do Campo Minado não começava com o seu relógio em 0, mas sim em 1. Tal detalhe foi modificado nas versões anteriores. E Ryan acreditou que esse detalhe tornaria o recorde algo virtualmente impossível de ser superado.

Foi então que Bill Gates, que não se deu por vencido e até com tom bem humorado, mandou um e-mail para todos os funcionários afirmando que “um software automatizado conseguiu superar o seu recorde de tempo no Campo Minado”, anunciando que iria tentar superar o recorde do nível intermediário a partir daquele instante.

Gates chegou a ostentar o seu recorde de 5 segundos (em modo principiante) no Campo Minado até 2021, quando oficialmente foi estabelecido o novo tempo oficial de 0:45.


Compartilhe
@oEduardoMoreira