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ChatGPT escreveu e-mail de reclamação para companhia aérea, e o resultado é impressionante

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Já que está todo mundo falando do ChatGPT e de modelos de inteligência artificial que podem conversar com humanos solitários, vamos então comentar um dos acontecimentos mais curiosos e pitorescos envolvendo essa tecnologia.

Parece que o medo das pessoas em serem escravizadas por uma IA que pode entender que o grande problema da humanidade é o próprio ser humano está passando com o passar do tempo. Porém, não podemos ignorar o quão é assustadoramente realista a forma em como o ChatGPT entrega os seus resultados.

Um exemplo disso foi o uso do ChatGPT para escrever listas de reclamações contra as companhias aéreas, onde os resultados do experimento deixam até mesmo os mais céticos boquiabertos.

 

Usando a IA para reclamar das companhias aéreas

Uma estudante decidiu utilizar o chatbot mais popular da internet nesse momento para escrever um e-mail de reclamação para uma companhia aérea. O motivo para a comunicação é o atraso de um voo em mais de seis horas, algo que supera a boa vontade de qualquer pessoa.

Para deixar o processo mais dinâmico e menos irritante, a Cherie Luo, a estudante coadjuvante da história (já que o protagonista indiscutível é o ChatGPT) pediu para que a inteligência artificial escrevesse o e-mail de forma educada, mas com um tom passivo-agressivo.

Ela explicou para o chatbot que o seu voo estava atrasado em mais de seis horas, e que ela estava sem qualquer tipo de informações sobre quando o deslocamento iria acontecer. Ela também reclamou que não foi admitida na sala VIP ao qual teria direito, nem mesmo depois de esperar por mais de três horas na fila de espera do local.

E o resultado entregue pelo ChatGPT foi mais do que convincente. E isso era algo esperado, já que a inteligência artificial trabalha melhor com uma maior quantidade de informações. Quanto mais específico for o contexto do que é solicitado, os resultados entregues pelo software serão mais completos.

 

Como ficou o e-mail de reclamação para a companhia aérea?

Eu sabia que você ia perguntar isso, pois eu tenho a capacidade de prever atitudes das pessoas e ler mentes alheias. Ou não, e você jamais saberá a verdade sobre isso.

Enfim, um trecho do e-mail produzido pelo ChatGPT baseado nas reclamações da estudante está disponível abaixo:

“Prezada companhia aérea, estou escrevendo para expressar minha grande frustração e decepção com a experiência que tive em meu recente voo com sua empresa. Em primeiro lugar, meu voo atrasou significativamente por 6 horas sem nenhuma informação ou comunicação de sua equipe enquanto estávamos no aeroporto. Isso causou muitos transtornos e estresse para mim e meus companheiros de viagem.”

É importante contextualizar que esse e-mail foi produzido em dezembro de 2022, e o ChatGPT tinha apenas um mês de vida. Logo, era um chatbot muito jovem e com poucas informações de uso prático. E mesmo assim, já entregava resultados convincentes.

Por outro lado, a companhia aérea em questão decidiu dar uma bela trollada na cliente, já que também utilizou uma plataforma de inteligência artificial para responder ao e-mail em questão.

#INCEPTION

Tudo leva a crer que a companhia aérea usou esse recurso porque outros passageiros foram afetados pelo mesmo problema, e é mais fácil responder a uma grande demanda de e-mails por um sistema automatizado.

De qualquer forma, não dá para negar a qualidade da redação produzida pelo ChatGPT, mesmo com a necessidade de realizar algumas pequenas modificações para ajustar o texto nas concordâncias verbais e gramaticais.

É incrível ver que uma inteligência artificial se encaixa perfeitamente com algo que poderia ser escrito por um humano, e em alguns casos, escrevendo melhor do que uma pessoa.

Por outro lado, penso que tenho que tomar cuidado para não ficar desempregado no futuro. Afinal de contas, eu ganho dinheiro escrevendo na internet. E só quero me aposentar quando uma IA trabalhar por mim.


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@oEduardoMoreira