Press "Enter" to skip to content
Início » Telefonia » Clamo pela volta do botão que só desliga o smartphone

Clamo pela volta do botão que só desliga o smartphone

Compartilhe

Esse pode ser o tipo de reivindicação que até não deve fazer muito sentido para você, mas faz sentido para mim e para outras pessoas. E isso basta para que eu dedique um pouco de meu tempo para produzir um conteúdo sobre esse assunto.

Até porque não tem ninguém falando nisso neste exato momento, o que pode significar uma pauta para ser discutida mais adiante, e este conteúdo pode ser uma referência relevante.

Muitos usuários de telefones móveis ficaram um pouco confusos com as recentes mudanças de design nos smartphones mais modernos. Não que seja o meu caso, mas sei que é o caso de muitas das senhorinhas com as quais eu mantenho contato ativo no Tinder.

Mas não estou aqui para falar da minha vida sexual. Pelo menos não dessa vez. Quero apenas perguntar para você e para os fabricantes de smartphones que vão acessar este conteúdo no futuro…

O botão para desligar o telefone vai voltar um dia? Ou posso dar essa batalha como perdida?

 

Todos fizeram isso, e ficou pior para todo mundo

Não importa se o smartphone é um Android da Samsung ou de uma Multi da vida. E até mesmo o caríssimo iPhone da Apple entrou nessa tendência. A impressão que fica é que todos os fabricantes de telefones modernos se esqueceram que botões físicos devem oferecer versatilidade para os usuários.

É infinitamente mais prático apertar em um botão uma vez ou por alguns segundos para desligar o telefone do que usar uma combinação de botões ou movimentos na tela para descobrir o menu para ligar e desligar o dispositivo.

Os telefones da Samsung contam com esse mecanismo famigerado, e quando eu mais preciso de uma maior agilidade para desligar o telefone, me dou conta que preciso me lembrar dessa tal combinação de teclas para abrir o menu que vai permitir que eu desligue ou reinicie o dispositivo.

A outra alternativa é a mais frequente na minha vida: deixar que os claros sinais de Alzheimer que afetam o meu cérebro entrem em ação para me fazer esquecer que aquele botão de bloqueio de tela também pode exibir esse menu de liga/desliga quando pressionado por alguns segundos.

Esse é um problema que está afetando a várias pessoas ao redor do planeta. Como disse um pouco antes, não são poucas as queridas senhorinhas que me procuram o tempo todo pedindo para apertar o botão delas…

De liga e desliga no telefone!

Deus, como você são maliciosos!

 

Quem está ferrado mesmo é quem tem um iPhone…

Os usuários do iPhone se ferraram de verde e amarelo na frente do quartel olhando um pneu queimando por causa das mudanças nos comandos para ligar e desligar o seu caríssimo smartphone.

E não venha me dizer que está cedo demais para fazer essa piada do pneu na frente do quartel. Afinal de contas, esse vídeo já foi publicado em 2023, e todo mundo sabe muito bem o que aconteceu no Brasil entre 31 de outubro de 2022 e 1 de janeiro de 2023.

Tá… antes que eu seja linchado por uma parcela da população brasileira, vou continuar a dissertar sobre o calvário dos usuários do iPhone.

A Apple mudou o design do iPhone algumas vezes nos últimos anos, e isso fez com que os métodos de desligamento do dispositivo mudassem em função do formato do dispositivo.

O grande problema aqui é para os usuários que decidirem mudar de iPhone em um grande salto de geração, pois muito provavelmente vai pegar um modelo onde o sistema de desligamento do dispositivo está bem diferente.

E como algumas pessoas contam com maiores dificuldades em assimilar uma curva de aprendizado para qualquer coisa na vida, esquecer como deve proceder para desligar o seu novo e caro iPhone é uma das coisas mais fáceis desse mundo frio e cruel que a Apple construiu para os seus usuários.

É bem fácil de entender o problema quando ilustramos o cenário prático.

Quem tem um iPhone 8 ou inferior, simplesmente utilizava o botão lateral do lado direito do dispositivo para ativar o recurso para desligar o aparelho. Sem truques, sem pegadinhas, nada de malabarismos ou contorcionismos no telefone. Apenas isso.

Agora, se você decidiu dar um salto desse modelo para o iPhone 12, o que é algo razoável quando olhamos para o intervalo de tempo entre os anos de lançamento dos dois modelos mencionados, terá que se lembrar o tempo todo que, para desligar o novo telefone, terá que ativar os botões de liga e desliga com o botão de volume para baixo ao mesmo tempo.

Só dessa forma o menu para desligar o iPhone vai aparecer. E isso não é algo tão intuitivo quanto simplesmente pressionar um único botão e nada mais.

 

Que mania é essa de integrar assistentes virtuais?

Os fabricantes de smartphones acreditaram em algum momento que os usuários abraçariam os assistentes virtuais nos telefones da mesma forma que abraça um amigo quando encontra em uma festa, ou a amante no quarto de motel. E isso nunca aconteceu na prática.

Os assistentes virtuais são muito mais úteis em casa, em dispositivos dedicados como alto-falantes inteligentes, TVs, videogames e até mesmo decodificadores de aparelhos de TV por assinatura.

Se alguém vai usar um assistente virtual no smartphone, fará isso invocando o software de inteligência artificial através de um comando por voz, e não pressionando em um botão. Bom, quero dizer, quando essa pessoa usa esse tipo de recurso.

Se a Amazon está querendo acabar com o seu assistente virtual, a Microsoft não conseguiu fazer o seu software vingar, a Apple deixa dúvidas se sua assistente é tão utilizada assim como ela dá a entender. E a Samsung tem a sua solução simplesmente odiada pelos usuários de smartphones, temos aqui indícios claros que a ideia não deu lá muito certo.

Quem sabe não é a hora dos fabricantes de dispositivos se tocarem que está na hora de devolver o botão de ligar e desligar o telefone para a sua finalidade original.

 

Como eu desligo o meu telefone? E como você desliga o seu?

De novo: esse conteúdo pode não fazer uma diferença tão grande assim para quem está mais do que acostumado com a mecânica de funcionamento dos smartphones mais modernos.

Por outro lado, a tecnologia precisa ser inclusiva. Os dispositivos precisam funcionar de forma acessível para a maioria dos usuários. E não podemos excluir os menos íntimos com os smartphones modernos apenas porque os fabricantes não tiveram essa sensibilidade.

Encerro esse conteúdo pela volta dos botões físicos para desligar os telefones no futuro. Não pode ser algo tão difícil assim para os fabricantes, ainda mais que os assistentes virtuais nesses dispositivos não deram em nada mesmo.

Caso contrário, vou seguir apertando o botão das velhinhas… em todos os sentidos.


Compartilhe
@oEduardoMoreira