Press "Enter" to skip to content
Início » Tablets » Você sabia que o iPad não foi o primeiro tablet da Apple?

Você sabia que o iPad não foi o primeiro tablet da Apple?

Compartilhe

Um pouco de história, para alimentar de conhecimento a mente do amigo leitor.

É comum pensar no dispositivo tecnológico que venceu e prevaleceu no mercado e esquecer todos aqueles que vieram antes dele e fracassaram. Algo até compreensível, pois… quem se lembra dos perdedores (com raras exceções)?

O iPad é lembrado como aquele que marcou um “antes” e um “depois” no mercado de tablets, pois definiu os parâmetros para toda uma categoria de produtos. Mas afirmar que ele foi o primeiro tablet da Apple é um erro grosseiro, já que a empresa bem que tentou fazer esse tipo de produto vingar no mercado.

 

 

 

Para quem não sabe, a Apple chegou a ter o seu PDA

Antes do mundialmente conhecido iPad e muito antes dos tablets existirem, outros dispositivos foram apresentados ao mundo com o mesmo conceito e finalidade. Os mais novos podem não se lembrar, mas o PDA (ou Assistente Pessoal Digital) era o máximo em tecnologia antes mesmo do nascimento dos smartphones.

Você, jovem, não viveu este tempo. Mas já deve ter ouvido falar no Palm Pilot, que era um tipo de PDA, que nada mais era do que um assistente digital que ficava no meio do caminho entre smartphone e tablet no seu formato, usava uma caneta digital para facilitar a interação e contava com uma tela em preto e branco.

Como o PDA estava na crista da onda no começo da década de 1990, a Apple decidiu entrar na festa, lançando o Apple Newton MessagePad, que pode muito bem ser considerado o antecessor tanto do iPad como do iPhone, já que foi o primeiro que contava com a interação através do toque na tela.

O dispositivo foi apresentado ao mundo em 1992, bem antes do lançamento do primeiro iPad em 2010. E, pelas fotos e vídeos que estamos apresentando neste post, você mesmo pode concluir que a Apple no mínimo “se inspirou muito” neste dispositivo para apresentar o telefone e o tablet com tela sensível ao toque quase 20 anos depois.

E, de forma irônica, o Newton MessagePad contava com um lápis digital, que estava bem longe do que hoje consideramos um lápis eletrônico (uma vez que funcionava através de pressão na tela, e não por reconhecimento ótico ou eletrônico). Mas era um lápis na tela de qualquer forma, algo que Steve Jobs repudiou quando lançou o iPhone e o iPad.

O Newton MessagePad foi oficialmente abandonado pela Apple em 1998, e podemos dizer que Steve Jobs teve tudo a ver com essa decisão. De novo: naquela época, o CEO da empresa não estava convencido sobre o sucesso desse tipo de produto no mercado de tecnologia.

 

 

 

Não deixe o Newton MessagePad esquecido no churrasco

É quase uma injustiça deixar o MessagePad esquecido no churrasco da história da Apple. É inegável ver que muitas das suas características serviram de inspiração para o desenvolvimento do iPad. Sem esse PDA, o tablet mais famoso do mundo não seria o que é hoje.

E digo mais: sem o Palm Pilot, jamais teríamos vários dispositivos de tecnologia que nos cercam hoje. Incluindo é claro iPhone, que usou o mesmo conceito de interação através do toque na tela.

Só substituiu o lápis pelo seu dedo.


Compartilhe
@oEduardoMoreira