Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Combate ao narcotráfico resultou em prisão por fraude ao sistema elétrico para mineração de bitcoins

Combate ao narcotráfico resultou em prisão por fraude ao sistema elétrico para mineração de bitcoins

Compartilhe

Vamos combinar que a gente nunca sabe o que vai encontrar em um dia de trabalho. Principalmente quando você trabalha em algo tão dinâmico como, por exemplo, a divisão de narcóticos.

São múltiplas variáveis nessa atividade profissional. Você pode um dia prender o neto do Pablo Escobar como pode apreender uma caixa de CDs do Jão. De qualquer forma, o combate ao tráfico de drogas é algo importante para a sociedade.

Mas descobrir uma fazenda de bitcoins oculta durante a busca de drogas é algo que está próximo de nossa realidade, já que somos geeks e amamos tecnologia. Lembrando sempre que fraude em consumo elétrico dá cadeia. Ou seja, não tente em casa o que você vai ler a partir de agora.

 

Procurava drogas, encontrou a produção de bitcoins

Durante uma operação policial contra narcotráfico, as autoridades descobriram uma fazenda de criptomoedas oculta em uma nave industrial em Ripollet, na região de Barcelona (Espanha).

A investigação começou em 2022, inicialmente centrada em atividades criminosas de tráfico de drogas na província de Tarragona. Mas os policiais só encontraram alguém que fez um gato de energia gigantesco para ficar milionário com bitcoins.

Em 21 de fevereiro, um indivíduo de 30 anos foi detido em Cambrils, inicialmente investigado por seu envolvimento no tráfico de maconha. E só por isso o cidadão já merecia alguns anos de cadeia “pra ficar esperto”.

Porém, os agentes da Narcóticos descobriram que o suspeito também operava uma fazenda de criptomoedas, mais especificamente, de bitcoins. O que dá para pensar que, de alguma forma, ele tentava se livrar do tráfico de drogas.

 

E o que há de errado nisso?

Simples, jovem que está pensando em fazer o mesmo dentro do seu quarto escondido dos seus pais (estou falando de minerar bitcoins, e não do consumo de maconha, pois isso você muito provavelmente já está fazendo).

A mineração de criptomoedas envolve a resolução de problemas matemáticos complexos, demandando alto consumo de energia. Além é claro de um computador muito mais potente que esse notebook da Positivo que você usa para fazer os seus trabalhos escolares.

Para produzir os bitcoins para alcançar a sua liberdade financeira, o suspeito fraudou mais de 4,5 milhões de euros em eletricidade ao conectar ilegalmente 85 computadores à rede elétrica por três anos.

O gasto excessivo de energia, desproporcional para as dimensões do local onde os equipamentos foram encontrados, alertou as autoridades sobre as atividades do suspeito, onde todos inicialmente acreditavam que ele só tinha uma inocente plantação de maconha para revenda do material para o jovem que está lendo este artigo.

Não é a primeira vez que as forças de segurança espanholas encontram bitcoins em operações voltadas para drogas. Casos anteriores ocorreram em 2022, em um apartamento ocupado em Alicante, e em 2023, em Santiponce, Sevilla.

Ou seja, está bem mais comum associar a venda de substâncias ilícitas com a tentativa em ficar rico pela via fácil das criptomoedas, já que vender maconha para adolescente não é algo tão lucrativo assim.

A operação conjunta das autoridades desmantelou a trama principal de tráfico e contrabando em janeiro, resultando em 12 detenções e apreensão de drogas, tabaco falsificado e dinheiro. Apesar disso, as autoridades não consideram a investigação como encerrada, mantendo a possibilidade de mais detenções.

Portanto, fica esperto. Você pode ser pego a qualquer momento.


Compartilhe
@oEduardoMoreira