Quando este post for ao ar, o verão estará bombando, e eu estarei de férias. E começo a pensar seriamente na minha sobrevivência à estação mais quente do ano.
O verão de Florianópolis não é dos mais tranquilos, e eu acabei de me mudar para um apartamento que não tem um ar-condicionado instalado. Para completar, ele tem um carpete que eu adoro, mas que deve gerar um calor adicional durante os dias mais quentes.
Logo, estou escrevendo este post para mim mesmo, mas com o objetivo de ajudar ao amigo leitor para encontrar boas soluções para esse dilema que faz parte da vida de muita gente.
Neste post, vamos mostrar como você pode enfrentar o calor do verão sem um ar-condicionado em casa (e não morrer na tentativa).
Ventiladores
É a forma mais barata de manter um ar mais fresco em sua casa. É o item obrigatório se você não tem dinheiro para investir em um ar-condicionado. Sem esse item, certamente você vai morrer no calor escaldante de qualquer cidade brasileira minimamente urbanizada.
Use as janelas e persianas a seu favor
Nas noites mais frias, abra todas as janelas para circular o máximo de ar possível. Nos dias de sol forte, feche todas as portas e janelas, inclusive as cortinas e persianas, para manter o interior o mais fresco possível pelo maior tempo possível. Sim, é uma caverna. Mas ao menos não é uma estufa.
Elimine as fontes de calor adicionais
Lâmpadas ligadas de forma desnecessária, computadores e outros eletrodomésticos são fontes de calor que podem ser desligadas durante o verão. E tente comer alimentos que não usam o forno para a sua preparação. Isso vai ajudar a reduzir o calor dentro da casa.
Consuma alimentos e bebidas frias
Evite refeições ricas em proteínas, pois elas aumentam o calor metabólico e isso faz com que a temperatura do corpo aumente. Quanto mais gordurosa a comida, mais o corpo vai levar para digerí-la, e isso aumenta a temperatura corporal.
Mantenha-se hidratado e beba líquidos gelados com frequência. E evite o café e bebidas alcoólicas, pois ambos são diuréticos e você pode sofrer de desidratação.
Tome banhos com água fria
Esse é, talvez, o primeiro recurso para tentar se salvar do calor. Mas tome cuidado com as temperaturas. Para baixar a temperatura do corpo, o ideal é um banho frio e não gelado, para evitar a mudança brusca de temperatura interna e externa.
Procure entrar debaixo d’água aos poucos, e molhe primeiro algumas áreas mais sensíveis, como pulsos, estômago e pescoço. Dessa forma, seu corpo vai ao menos reconhecer a nova temperatura, evitando assim o choque térmico.
O mais importante: mantenha-se hidratado
Beba água. Muita água.
É um conselho básico, mas que muitos insistem em não seguir. Manter um nível adequado de hidratação no verão significa beber mais água do que normal em dias mais quentes. Isotônicos ajudam a repor os eletrólitos quando você está suando demais.
Sentir sede é o primeiro sinal de desidratação do corpo. Logo, beba muita água antes mesmo de sentir sede para evitar ficar desidratado. Em dias com temperaturas muito quentes, isso é vital para manter a sua saúde em dia.