loteria-europa-01

Embora a grande maioria dos países europeus tenha o jogo plenamente legalizado pelo governo – muitas cidades europeias são destinos turísticos para o jogo, como Estoril (Portugal), com os seus cassinos – a presença das loterias também é forte. A grande vantagem da loteria é que ela é operada por instituições beneficentes ou pelo próprio Estado para financiar atividades sociais. No Brasil, por exemplo, 54% da arrecadação das loterias da Caixa Econômica Federal são destinadas para o FIES e os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos – bem como para fundos de cultura e penitenciários.

Na Europa a maior loteria é pan-nacional. Chama-se Euromilhões, e em Portugal tem como beneficiária social a Santa Casa de Misericórdia (que possui a sua equivalente no Brasil). Dentre todas as modalidades disponíveis, essa é considerada a melhor forma de jogar na loteria da Europa.

A EuroMilhões foi criada em 2004 e tem como berço a integração promovida pela União Europeia. Pode se dizer que ela sequer seria possível se, cinco anos antes, o Euro não fosse criado como moeda integradora dos países que integram a União Europeia – embora a Grã-Bretanha, que não integra o sistema do Euro, participa da EuroMilhões com um valor igual em libras (também 2 como aposta mínima).

loteria-europa-02

Na EuroMilhões, selecionam-se cinco números de 1 a 50 e duas estrelas que podem formar valores de 1 a 11 na tabela das estrelas. Ou seja, ela é muito mais difícil de ganhar do que na Mega-Sena brasileira (onde são sorteadas seis dezenas de 1 a 60). Enquanto na Mega-Sena a chance de você ser o vencedor de um sorteio é de uma em 55 milhões, essa mesma chance na Euro é de 1 em 116.531.000 milhões – ou dez vezes mais do que um raio cair na sua cabeça neste momento.

Por outro lado, chances menores indicam prêmios maiores. O maior prêmio já pago pela EuroMilhões foi para uma aposta feita no Reino Unido em 2012. 190 milhões de euros – ou quase 600 milhões de reais. Em março deste ano, o sétimo maior prêmio também saiu para o Reino Unido (129 milhões de Euros).

Com sorteios semanais às terças e quintas, realizados na noite de Paris, a EuroMilhões consolidou-se nos últimos anos como a mais importante loteria europeia. Em resumo: uma rival de respeito para nossa Mega-Sena.