Nas últimas décadas, a demanda por aeronaves comerciais aumentou consideravelmente, apresentando um desafio para empresas como a Airbus. Afinal de contas, as fronteiras diminuíram, e um grupo cada vez maior está tomando o gosto pelas viagens aéreas.
A Airbus, diante do crescimento da produção, tomou providências evitar atrasos nas entregas de novas aeronaves e competir efetivamente com a Boeing no mercado. E soluções criativas foram tomadas para atender essa demanda.
E o resultado de tanta criatividade foi essa coisa fofa que você vê nas fotos deste artigo: o BelugaXL, que tem uma simpática figura de baleia, o que é uma ótima maneira de ser visível para todos.
As limitações que resultaram no BelugaXL
Os cinco aviões de carga Airbus Beluga originais não eram capazes de transportar de forma eficiente todas as peças dos aviões de uma ponta a outra do continente. E isso (obviamente) atrasava o processo de produção das aeronaves.
A Airbus considerou inicialmente o Antonov An-225 e o Boeing Dreamlifter para o transporte dessas peças, mas as duas opções foram descartadas, pelos mesmos problemas logísticos.
Diante das limitações das opções existentes, a Airbus decidiu construir seu próprio avião de carga, aproveitando a plataforma existente do A330, um verdadeiro monstro que é capaz de transportar um número de passageiros muito maior do que as aeronaves tradicionais.
E assim nasceu o BelugaXL, o “simpático avião baleia”.
Os detalhes do BelugaXL
O projeto do Airbus BelugaXL começou formalmente em 2014, envolvendo a modificação da plataforma A330, que basicamente foi cortado ao meio para receber uma enorme área de carga.
O novo avião foi construído por equipes em diferentes partes do continente europeu, com contribuições de empresas na França, Alemanha, Espanha e Reino Unido. Vale um destaque para a colaboração internacional que a Airbus recebeu ao longo do desenvolvimento da aeronave.
Até outubro de 2017, 75% das tarefas de montagem do BelugaXL estavam concluídas, com sistemas mecânicos e elétricos integrados, indicando um progresso significativo na construção da aeronave.
Em 2019, o BelugaXL passou por extensos testes em terra e treinamento de pilotos em simuladores antes do voo inaugural em julho, demonstrando um cuidadoso processo de preparação. Algo que é mais do que justificado, considerando a responsabilidade dessa aeronave dentro da logística de produção da própria Airbus.
E hoje, temos um BelugaXL carregando as peças de outras aeronaves. Com um peso vazio de 127 toneladas, comprimento de 63,1 metros e altura de 18,9 metros, ele pode transportar até 51 toneladas de carga em um alcance de 4.000 quilômetros, sendo operado pela Airbus Transport.
Você pode viajar em um avião como esse?
Não.
O BelugaXL é pensado exclusivamente no transporte das peças das aeronaves da Airbus, e infelizmente você tem poucas chances de saber como é viajar em um monstro como esse.
Mas ao menos pode ser transportado no seu “filhote”, o enorme A330… desde que você tenha dinheiro suficiente para pagar as passagens de ida e volta.
Ou a grana apenas para a passagem de ida, dependendo da ilha paradisíaca que você vai visitar.