Ir ao conteúdo
www.LojaPecasAuto.pt

Conheça o “cochilo pós café”

Compartilhe

Repita comigo: “café é vida”.

Eu preciso de um bom café para ser um ser humano que preste pelas manhãs, pois confesso que é bem difícil acordar para trabalhar. Em alguns casos, ele é tão importante quanto ter um bom notebook ou o melhor smartphone do mundo.

Sem o café, o mundo é um lugar pior para se viver.

Eu bebo café pelos mesmos motivos que a grande maioria das pessoas costumam ter para degustar tal bebida: 1) porque é uma das bebidas mais deliciosas do mundo; 2) para me manter acordado nas longas jornadas de trabalho.

Não foram poucas as vezes que misturei café com Coca-Cola (post não patrocinado, quero deixar isso bem claro) para sobreviver às longas jornadas de trabalho durante as madrugadas, e sempre me perguntei se eu estava fazendo isso direito.

Bem sabemos que a cafeína é eficiente para render jornadas extras de trabalho quando precisamos, mas a ciência, que existe para isso (e para desenvolver a vacina para um vírus que gerou uma pandemia global sem precedentes), informa que precisamos de outro componente para que a nossa produtividade alcance os 100%.

 

 

 

O café e o seu novo aliado

 

 

Muitos que ingressaram no home office em 2020 ainda contam com o mesmo horário de trabalho que praticava nos escritórios. Porém, para quem é jornalista, blogueiro, programador ou profissional em outras áreas, horário ou rotina de trabalho são coisas que simplesmente não existem.

Para muita gente, o horário de trabalho é algo tão volátil quanto o humor do seu chefe ou o tempo em São Paulo. Além disso, as grandes capitais do planeta não dormem, e seus moradores também não. E se tem uma coisa que você não deve fazer (para o seu bem, e para o bem do trabalho que você está desenvolvendo) é trabalhar com sono. Isso sempre me resultou em problemas.

Nessas horas, só restam duas alternativas razoáveis: ou dormir, ou recorrer ao café para salvar o dia.

Pois é… agora, a ciência descobriu um aliado para o café. E é algo que você simplesmente não vai acreditar que seria possível unir o melhor dos dois mundos: o “cochilo pós café”.

Isso mesmo. Você vai combinar duas coisas que são maravilhosas para a nossa vida: o café depois do almoço, e aquele cochilo que você precisa ter antes de voltar ao trabalho para que você não fique a tarde toda pensando na sua cama.

Investigadores da Universidade da Austrália do Sul recomendam que você tome uma xícara de café após o almoço e, de forma imediata, tire um cochilo de 20 a 30 minutos. Ah, sim… antes que você me pergunte… essa “siesta” depois do almoço não pode ser prolongada.

 

 

 

“Qual o motivo disso?”, você me pergunta

 

Eu respondo com o maior prazer (pois vou incorporar isso na minha rotina).

O corpo humano começa a sentir os efeitos da cafeína (que é o elemento que mantém você acordado) logo depois de você acordar desse cochilo, evitando assim a inércia do sono, que é aquela sensação de cansaço que algumas pessoas sentem ao despertar.

De acordo com os cientistas, o método também funciona pelas madrugadas. Ou seja, você pode dar uma pausa no seu trabalho às 3h da manhã, tomar uma xícara de café, dormir por 30 minutos e retomar a tarefa de forma mais alerta do que você estava, aumentando o seu desempenho durante as madrugadas.

Excelente. A partir da semana que vem, a minha vida vai mudar, e para melhor.

Mas agora eu vou dormir mais um pouco. Sabe como é… sono pesando na minha mente.

 

 

Via SlashGear


Compartilhe
Publicado emHack da VidaVariedades