Início » Variedades » Devemos tomar banho todos os dias?

Devemos tomar banho todos os dias?

Compartilhe

Sinal dos novos tempos que vivemos.

Jake Gyllenhaal, Mila Kunis, Ashton Kutcher e Kristen Bell são alguns dos atores que recentemente afirmaram publicamente que não tomam banho todos os dias. Alguns deles só lavam as axilas e os entrepernas, deixando o restante do corpo de fora.

É uma nova moda. Bem estranha, por sinal.

Até eu, que reconheço uma certa preguiça para a prática, tomo pelo menos um banho por dia. Dois quando saio de casa ou realizo uma atividade física.

Tá. E o que diz a ciência sobre isso? E a medicina?

Não tomar banho todos os dias é algo saudável?

 

 

 

Nem uma coisa, nem outra

Pessoas comuns tendem a seguir as celebridades, e a pandemia foi o principal motivo para que tanta gente abandonasse a prática do banho diário. Afinal de contas, por que eu vou fazer isso se estou trabalhando ou estudando em casa, e não encontro com mais ninguém?

OK. Essa lógica é até válida para as pessoas comuns. E no caso dos atores, que estão cercados de outras pessoas todos os dias? Isso não é algo recomendado, principalmente considerando algumas excentricidades desse grupo de pessoas.

Deixando de lado os fatores sociais e o modismo, vamos ver o que os médicos falam sobre isso.

A ciência diz: precisamos tomar banho.

Axilas e partes íntimas acumulam muita sujeira e bactérias, e podemos produzir doenças e infecções graves sem a higienização dessas partes. Sem falar no mau cheiro produzido. E os mesmos efeitos acontecem em toda a nossa pele.

A quantidade adequada de banhos pode variar de pessoa para pessoa, e não existe uma regra para isso. Mas os dermatologistas reconhecem que banhos diários ressecam a pele e reduz os óleos naturais que a protegem.

Por outro lado, sabonetes com PH neutro e loções hidratantes para a pele resolvem essa questão.

No final das contas, tomar ou não tomar banho é algo medicamente válido. Tomar banho todos os dias não é algo ruim, da mesma forma que não tomar banho diariamente não produz danos mais sérios à sua saúde. Nos dois casos, o problema está no excesso.

Os médicos recomendam que cada pessoa deve decidir por si. Quem transpira muito ou se sente melhor com a pele mais fresca deve tomar banho todos os dias para se sentir mais limpo.

Sem falar que a expectativa de vida humana subiu muito desde que foram adotados os hábitos de higiene diária, uma vez que dessa forma evitamos problemas como a sarna, uma doença da pele provocada justamente pela sujeira.

Uma curiosidade: os casos de sarna dispararam durante a pandemia.

Coincidência? Eu acho que não!


Compartilhe