Compartilhe

O Djay Pro é um dos melhores apps de DJ que você pode ter no iOS. Ele realiza algo muito complexo em tempo real, que é separar as faixas de voz das faixas de instrumentais. Uma vitória em termos de inteligência artificial, em um aplicativo que conta com muitas funções.

Se você gosta de música e sempre quis dar uma de DJ, continue a ler esse post.

 

 

 

A Inteligência Artificial a serviço da música

 

 

O Djay Pro é um aplicativo que foi atualizado, e recebe funções relacionadas com a inteligência artificial. Um potente algoritmo se vale da potência dos últimos processadores da Apple para realizar todo o processo em tempo real, separando os instrumentos da voz. Basta ter o chip A12 ou superior no dispositivo (ou um iPhone XS/XR pelo menos).

O algoritmo avançado e a potência dos processadores da Apple consegue realizar todo o processo em tempo real… em troca de um smartphone bem quente depois de um tempo de uso. Este algoritmo analisa a onda sonora para separar os elementos, e tudo é feito com um simples toque de botão. E isso abre um mundo de possibilidades em termos de mixagem, pois é possível combinar melhor vozes e instrumentos de diferentes faixas, algo que nem mesmo os programas de DJ permitem fazer.

 

 

A interface do Djay Pro é similar ao de programas como Traktor ou Virtual DJ (com algumas limitações, que fique claro). Chama a atenção o fato do software permitir a reprodução de até quatro faixas ao mesmo tempo, o que é um outro patamar de mixagem.

No modo clássico com dois discos de mixagem, encontramos os controles de sincronização de BPM, o crossfader, ajustes de efeitos (filtros, graves, médios, agudos, volume, etc) e outros, entregando uma mesa de mixagem no smartphone.

Na hora de importar as músicas, podemos pegar as faixas da biblioteca do iPhone, Spotify, Soundcloud, Tidal e outras fontes de som (a partir de 1 de julho, a integração com o Spotify foi removida, por conta das limitações impostas pela plataforma de streaming de áudio). O buscador do aplicativo permite filtrar as músicas por BPM para que seja muito mais fácil sincronizar as músicas.

O controle do fader, filtros e outros recursos funciona de forma perfeita, e a sensação que o aplicativo deixa é praticamente a mesma que quando utilizamos interfaces profissionais de mixagens. O fato de poder isolar as vozes dos instrumentos no meio de uma sessão é algo genial, e em vários aspectos o aplicativo é sobressalente.

 

 

O Djay Pro é uma solução bem completa e superior em vários aspectos quando comparado com a maioria dos aplicativos disponíveis dentro do seu segmento. Pode ser uma ferramenta preciosa para as mentes musicais mais habilidosas, e não será surpresa ver esse app entre um dos melhores para o iOS no final de 20202.

É possível testar o Djay Pro de forma gratuita durante uma semana. Porém (e como era de se esperar), um aplicativo tão bom não poderia ser gratuito para sempre. Sua assinatura anual tem preço sugerido de 39,99 euros, e a assinatura mensal tem preço de 4,99 euros. Talvez o seu preço pareça um pouco elevado para algumas pessoas, mas este software está a altura de outras interfaces de PC, de modo que faz sentido dar o destaque para essa proposta no iOS.

 

Download | Djay Pro


Compartilhe