Início » Software » E esse iPhone 7 rodando Linux Ubuntu?

E esse iPhone 7 rodando Linux Ubuntu?

Compartilhe

E quem disse que eu não falo de Linux nos meus blogs?

Falo sim! Só não fico escrevendo aqueles jargões ridículos, tipo “ano XXXX é o ano do Linux”. Essa questão está mais do que superada, e esse sistema operacional jamais vai realmente ameaçar a dominância do Windows. Bom, pelo menos não ameaça da forma em como ele foi concebido.

Em outras propostas, já deu mostras claras que é uma ótima solução para diversos campos alternativos. A Microsoft e o Google olham com bons olhos para o Linux. Windows 10 e Chrome OS são evidências do que estou falando.

Agora, que os experimentos feitos com o Linux que aparecem de tempos em tempos por aí são fascinantes, isso é fato. Por exemplo, essa instalação do sistema operacional em um não tão velho assim iPhone 7.

 

 

 

Um iPhone 7 rodando Ubuntu: sim, é possível

 

 

Esse é mais um experimento que conta muita coisa sobre o mundo da tecnologia do presente, apesar do dispositivo utilizado para receber o Linux ser um smartphone do passado. Na verdade, não tão do passado assim, pois o iPhone 7 ainda é um dos modelos do smartphone da Apple que ainda está funcionando (e bem) nas mãos dos usuários.

E justamente por causa desse bom comportamento do iPhone 7 que posso afirmar que a tecnologia móvel evoluiu bastante. Hoje, a grande maioria dos smartphones disponíveis no mercado são autênticos computadores de bolso, e muito mais poderosos que bons PCs ou notebooks do passado e do presente.

Ou vai me dizer que aqueles notebooks baratinhos da Positivo são computadores de verdade? São tablets que estão integrados em uma placa com portas USB e alguns recursos adicionais para rodar (mal) o Windows 10.

Desculpa aí, galera da Positivo, mas só estou dizendo verdades.

Bom, voltando…

Agora, some a competência do iPhone 7 com a versatilidade do Linux Ubuntu, e temos uma combinação muito promissora. E, nesse caso em específico, o responsável por essa instalação está pensando em usar o dispositivo modificado em modo de servidor. Algo incomum quando olhamos para o telefone em questão.

 

 

 

Não é uma novidade, mas abre portas para a inovação

 

 

Bem sabemos que ter um smartphone com o sistema operacional de um desktop não é necessariamente a novidade aqui. Também não tem nada de novo em ver o Linux funcionando em um smartphone, permitindo que o dispositivo se transforme em um desktop portátil.

Mas a grande mágica aqui é que estamos falando da Apple e do iPhone. Todo mundo sabe como a gigante de Cupertino é fechada e restrita a esses tipos de experimentos, e se não fosse a coragem e habilidade desses profissionais de tecnologia, o mundo jamais saberia do que seus dispositivos são realmente capazes de fazer.

Logo, o Linux Ubuntu funcionando (e bem) no iPhone pode ser mais uma porta aberta para outros experimentos do gênero, entregando a inovação no que se refere a exploração de novos recursos e funcionalidades com esse hardware, indo além dos objetivos previamente estabelecidos pela Apple para o produto.

Ou pode ser útil também para provocar a ira da Apple, que pode se revoltar com essa manipulação escancarada da tecnologia do iPhone.

 

 

 

Via 9to5Mac, Reddit

 


Compartilhe