Elon Musk é ousado e ambicioso. Também, pudera: ele se considera um desbravador moderno da tecnologia (mesmo que movido por substâncias ilícitas). Porém, ambição e falta de sensatez são separadas por uma linha muito tênue.
Não podemos nos esquecer que é o mesmo Elon Musk que cria teorias conspiratórias que envolvem expedições ao Polo Sul em busca de bases extraterrestres. É esse o tipo de ambição dele.
Agora, vamos pensar com racionalidade e sensatez: diante de tudo o que conhecemos sobre Elon Musk… dá para confiar em deixar o nosso dinheiro nas mãos dele, através do X?
Ele sempre quis o nosso dinheiro (e mais dinheiro)
Elon Musk sempre teve um olhar atento para o ecossistema financeiro, um fato que contribuiu significativamente para sua notoriedade e fortuna acumulada. Uma de suas decisões mais acertadas (e até eu tenho que admitir isso) foi a sua participação pioneira no PayPal, uma inovação revolucionária em sua época.
Na época, ele já queria que o PayPal fosse nos moldes do que ele quer fazer com o X. Não no sentido de superapp, mas em uma plataforma financeira concentrada. Como ele foi voto vencido NO NOME DO SERVIÇO (ele até comprou o domínio X.com para materializar seus planos), Musk pulou fora da plataforma de pagamentos.
Tradução: fez birra.
Agora, com o crescimento do setor fintech, Musk vê a oportunidade de retomar seus planos de criar um império financeiro baseado na tecnologia, mantendo o nome X pelo qual ele é obcecado, e aproveitando os milhões de usuários que já estão no finado Twitter para começar o projeto no topo.
Musk deu um ultimato
Desde que adquiriu o Twitter, surgiram rumores sobre seus planos para transformá-lo em uma plataforma de serviços financeiros. Recentemente, Musk confirmou esses planos em uma reunião com seus funcionários, anunciando a transformação de X/Twitter em uma empresa de serviços financeiros até o final de 2024.
Eu sei o que você está pensando: 2024 é logo ali, e estamos falando de uma plataforma financeira, e não de um jogo onde um peixe voador tem que passar pelos canos.
Palavras de Elon Musk (em tom de Dr. Evil do Austin Powers):
“Se envolver dinheiro, estará em nossa plataforma. Dinheiro, valores ou qualquer coisa do tipo. Não será apenas ‘envie $20 para um amigo.’ Estou falando sobre a eliminação da necessidade de uma conta bancária… Não ficaria surpreso se implementássemos isso até o final do próximo ano.”
Sério… pense no potencial de tudo isso dar errado…
Estamos falando de Elon Musk. Esse homem decidiu que, da noite para o dia, tinha que mover parte dos servidores do Twitter, o que resultou em interrupções na rede social. O mesmo homem que disse que tinha fundos para privatizar a Tesla em uma rede social e, por causa disso, teve problemas com os órgãos regulatórios norte-americanos.
Seu histórico conturbado torna justo o questionamento se alguém com o mínimo de cérebro ou quociente de inteligência pode confiar em alguém com tal perfil para deixar o pouco dinheiro que ainda temos em nossas respectivas contas bancárias.
Musk quer ingressar em um dos setores mais regulamentados do mundo. E, para muitos, a confiabilidade dele é questionável. Entendo que só quem é tão ousado e insensato quanto ele vai permitir que seu dinheiro seja administrado por alguém com o seu perfil.
Mas… a regra é a mesma: o dinheiro é seu, você faz com ele o que quiser. Eu só estou compartilhando a minha opinião em um blog que praticamente ninguém lê.