Press "Enter" to skip to content
Início » Telefonia » Em 2022, teremos 5.3 bilhões de smartphones jogados no lixo e sem reciclagem, e isso é um grave erro

Em 2022, teremos 5.3 bilhões de smartphones jogados no lixo e sem reciclagem, e isso é um grave erro

Compartilhe

Qualquer pessoa minimamente responsável decide vender, doar ou reciclar o seu velho smartphone quando compra um telefone novo. Porém, muitos usuários que entram na categoria dos irracionais simplesmente jogam o dispositivo no lixo, promovendo um dano tremendo para o nosso planeta.

De acordo com o Fórum de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos (RAEE), a maioria dos smartphones que param de funcionar desaparecem em caixas de sapato, armários e garagens, ou vão parar na lata de lixo, com grandes chances de cair no meio ambiente de forma desleixada.

Apenas em 2022, calcula-se que foram descartados 5.3 bilhões de telefones, e a grande maioria desses dispositivos voltaram para o meio ambiente, causando um impacto negativo ao planeta.

Como podemos mudar isso?

 

A importância em reciclar um smartphone

No dia 14 de outubro é celebrado o Dia Internacional de Resíduos Eletrônicos. Em 2022, como forma de ressaltar a importância da reciclagem dos gadgets e dispositivos dentro dessa categoria, o lema desse ano é: “Reciclar Tudo, Por Menor Que Seja”.

Ou seja, esse iPhone que você tem no bolso ou o top de linha Android que você está usando para ler este artigo pode colaborar de forma decisiva para melhorar o ecossistema. Ou atuar como um punhal para o meio ambiente. E a diferença entre um status e outro passa por você.

Vamos colocar esses 5.3 bilhões de smartphones em perspectiva. Se cada dispositivo tem uma espessura de quase 1 cm e pudessem ser empilhados, essa montanha de dispositivos teria uma altura de nada menos que 50 mil quilômetros.

Essa é uma altura 120 vezes mais alto do que a posição que a Estação Espacial Internacional ocupa neste momento no espaço, e é um oitavo da distância entre a Terra e a Lua.

A principal vantagem em reciclar um smartphone e outros dispositivos eletrônicos é que isso permite aos fabricantes a acessar recursos naturais que não são renováveis, como o ouro, o cobre, a prata e o paládio, por exemplo. Dessa forma, o impacto na natureza é menor e, em alguns casos, resultar em dispositivos um pouco menos caros.

E quem não gosta de fazer alguma economia nessa vida, não é mesmo?

 

Guardar é uma coisa. Jogar no lixo é outra

Sei que tem muitos usuários que colecionam smartphones velhos que foram importantes na sua vida, e se perguntam se deveriam deixar os seus dispositivos guardados por tanto tempo.

O problema não está nos colecionadores ou nas pessoas que deixam os velhos smartphones na caixa porque não usam mais ou não funcionam. Quem realmente oferece um perigo para todo o ecossistema do planeta é aquele ser inconsequente que joga fora o dispositivo velho no lixo ou em qualquer lugar, descartando o gadget em qualquer lugar, sem qualquer tipo de cuidado ou critério.

Jogar o smartphone no lixo tem como resultado a produção de uma enorme quantidade de resíduos desnecessários, o que exige uma maior quantidade de recursos para o seu tratamento. E essa regra vale tanto para o Android como para o iPhone.

Logo, se você tem um velho smartphone que está a ponto de ser aposentado, ou qualquer outro tipo de dispositivo eletrônico que está acumulando poeira no armário e quer se livrar dele, pense na reciclagem desse gadget.

Acredite: qualquer smartphone pode ter uma vida muito mais útil para todos mesmo depois de considerados obsoletos.


Compartilhe
@oEduardoMoreira