Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Boston Dynamics preocupada com o robô cachorro assassino da Ghost Robotics

Boston Dynamics preocupada com o robô cachorro assassino da Ghost Robotics

Compartilhe

Quando eu falava lá atrás que os robôs em forma de cachorro Spot da Boston Dynamics estavam prontos para serem utilizados como armas de destruição em massa, algumas pessoas me chamaram de paranoico.

Quero ver o que vão dizer agora que a própria Boston Dynamics não está gostando nada dessa história de algumas empresas utilizarem esses robôs com armas letais. Afinal de contas, ficou potencialmente perigoso o uso desses robôs no dia a dia, ainda mais agora que eles podem explodir a cabeça de qualquer um rapidamente.

Vamos entender o que está acontecendo e, quem sabe, tentar salvar as nossas vidas de um final trágico e dilacerante. Eu mesmo tenho muito amor à minha existência para ser destruído por um robô cachorro.

 

Não podem instalar uma bazuca em um robô cachorro

A própria Boston Dynamics sempre teve uma certa preocupação que algum dia alguma mente mais perturbada instalasse uma arma nas costas do robô cachorro Spot, tal e como fez recentemente a Ghost Robotics com um produto que tem design e proposta similares.

É bom deixar claro que a Boston Dynamics não pode impedir que outra empresa que compra os seus robôs instale armas de destruição neles, pois em teoria cada um faz o que quiser com os produtos adquiridos após o pagamento concluído.

Mas existe uma coisa que a Boston Dynamics poderia fazer (e fez) para se proteger inclusive de iniciativas similares e processos futuros: processar a Ghost Robotics por violar dezenas de suas patentes, pois a empresa construiu um robô em forma de cachorro que é muito parecido com o Spot.

A grande diferença aqui é que o produto da Ghost Robotics pode tirar a minha vida da forma mais violenta possível. E isso não faz com que esse seja um produto absolutamente novo.

O produto da Ghost foi apresentado pela primeira vez em uma feira comercial em 2021, onde o robô carregava um rifle nas suas costas, de forma muito ameaçadora. A empresa afirma que não vai vender o seu robô para países que não são aliados dos Estados Unidos, mas também deixa claro que não pode controlar o que os seus clientes vão fazer com o produto.

Uma desculpa bem conveniente, que dá aquela sensação de que a empresa quer mesmo se esquivar de consequências futuras caso problemas mais sérios apareçam.

 

Deveria existir uma forma mais eficiente para limitar essa aberração

Seja como for, Boston Dynamics e Ghost Robotics tentam se esquivar das ações legais futuras que eventualmente podem aparecer depois que os robôs assassinos em forma de cachorro começarem a estraçalhar corpos em diferentes cidades do planeta.

Muito além do teórico problema das linhas éticas que uma inteligência artificial não devem ultrapassar, agora temos o problema onde qualquer pessoa pode fazer o que quiser com esses robôs, incluindo é claro a customização profunda para transformá-lo em uma arma.

Eu realmente não sei se esse tipo de iniciativa deveria ficar tão livre para que fabricantes ou responsáveis pela criação dos robôs fiquem isentos de qualquer tipo de responsabilidade em caso de problemas. A impressão que fica é que todos os envolvidos empurram o problema com a barriga, já sabendo que grandes merdas podem acontecer.

E tudo o que se deseja quando acontece um problema ainda mais grave é dizer: “eu não tenho absolutamente nada a ver com isso, pois já estava assim quando eu cheguei”.


Compartilhe
@oEduardoMoreira