FIFA 23 é o último jogo que a EA Sports vai produzir com a chancela da entidade máxima do futebol (que ameaça jogadores de serem suspensos se fizerem protestos a favor da diversidade). E o jogo encerra essa história em grande estilo.
O fim de uma história de mais de 30 anos acontece no mesmo ano da Copa no Catar, o que já faz com que esse modo de jogo receba destaque de forma natural. Além disso, o Mundial feminino (a Champions Legue Masculina e Femina) também recebe visibilidade no game.
Mas existe uma única coisa que faz com que FIFA 23 seja um jogo que realmente importa. E tem a ver com futebol e música: Ted Lasso.
Dá pra jogar com o time de Ted Lasso em FIFA 23
FIFA 23 é um jogo de despedida, e está disponível para os consoles de nova geração (PlayStation 5, Xbox Series X|S) e PCs. O game oferece uma série de evoluções técnicas para ser mais fluído e dinâmico, além de diversos modos de jogo que pode envolver os jogadores um pouco mais do que as versões anteriores do jogo.
Porém, um dos grandes destaques de FIFA 23 é, sem sombra de dúvida, a presença de Ted Lasso dentro dos elencos de times jogáveis. E isso só pode ser uma “licença poética” por parte dos programadores da EA Sports, além de um belo acordo de licenciamento envolvendo a empresa com os donos dos direitos da série de TV.
Para quem não sabe do que eu estou falando (o que acho um pouco difícil se você é um leitor habitual do blog), Ted Lasso é uma excelente série de TV que é exibida no Apple TV+ desde 2020. A história já tem duas temporadas com 10 episódios cada (no máximo), e vai para a sua terceira e última temporada em 2023.
Ted Lasso conta a história de um treinador de futebol americano que decide aceitar o desafio de treinar um time de “soccer”, o AFC Richmond, que luta para se manter na Premiere League. Ao longo da trama, testemunhamos as aspirações de cada um dos personagens e toda a trajetória do time dentro e fora de campo.
Como o AFC Richmond é um dos times presentes em FIFA 23, você pode utilizar Ted Lasso e os jogadores dessa equipe ficcional nos modos Carreira, Partida Rápida, Amistosos Online, Temporadas Online e Ultimate Team.
Uma surpresa inesperada
Eu bem sem que a EA Sports quer se despedir de FIFA 23 em grande estilo. E também quer vender mais unidades desse jogo do que o fez nas últimas edições.
Ao incluir a série Ted Lasso em FIFA 23, a EA Sports oferece uma inesperada e agradável surpresa para os fãs do videogame que, de um modo geral, são fãs de tecnologia (e usam os produtos da Apple) e, em particular, são eventualmente parte da audiência da série do Apple TV+.
Essa estratégia funcionou, pelo menos para mim. Se eu tinha algumas dúvidas se valia a pena investir o meu tempo e, principalmente, o meu dinheiro em FIFA 23, com a presença de Ted Lasso no game, essas dúvidas se dissiparam instantaneamente.