Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » Twitter virou o novo Torrent?

Twitter virou o novo Torrent?

Compartilhe

Afinal de contas… o Twitter virou o novo Torrent?

Todo mundo está fazendo essa pergunta quando descobriam que a rede social recém comprada por Elon Musk virou uma via de acesso de compartilhamento ilegal de filmes e séries de forma indiscriminada, e ninguém dentro do Twitter está fazendo qualquer coisa para impedir isso.

Nas últimas horas, começaram a aparecer vídeos protegidos pelos direitos de autor que não são eliminados pelo Twitter de forma automática. Uma cópia do filme ‘Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio’ foi compartilhada em uma sequência de 50 tweets, e a integridade da conta não foi afetada.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que os sistemas de moderação estão mortos e enterrados no Twitter.

 

Twitter lotado de conteúdos com copyright

A conta que compartilhou o filme em mais de 50 mensagens no Twitter só foi suspensa através do sistema de punição natural, e não através do sistema de copyright. Ou seja, as portas para o compartilhamento de filmes e séries no Twitter estão mais que escancaradas.

No lugar de aparecer uma mensagem indicando que a conta realizou uma infração e a respectiva solicitação para remoção do vídeo, o que encontramos é uma mensagem completamente genérica, o que indica que alguém dentro do escritório do Twitter bloqueou a conta de forma manual.

E esse não é um caso isolado. O filme Hackers também foi enviado para a rede social utilizando o mesmo método da primeira conta que viralizou, com o compartilhamento do filme através de várias mensagens em sequência.

outros usuários do Twitter informaram que o bot de copyright pode ser saltado quando a mensagem conta com um vídeo cuja música não pode ser reproduzida, evitando assim a detecção do conteúdo com direitos autorais. Tais rastreamentos dos bots de Hollywood acontecem de tempos em tempos, e podem derrubar os filmes compartilhados sem a respectiva autorização dos seus autores.

Pelo visto, a única forma que existe nesse momento para derrubar um conteúdo protegido por direitos autorais no Twitter é a denúncia manual, por conta de algum funcionário humano que pode vetar as mensagens e fechar a conta que compartilhou o conteúdo.

Porém, com poucas pessoas atuando no setor de moderação de conteúdos do Twitter e com Elon Musk querendo abrir as pernas para estabelecer um “liberou geral” sem qualquer tipo de veto ou bloqueio do que é publicado na plataforma, Hollywood tem tudo para se tornar a primeira grande vítima das sandices do dono da Tesla.

 

Twitter ou Torrent?

Eu sinceramente não sei se teria tanta paciência assim para fazer o download de um filme através de tantas mensagens publicadas no Twitter. Mas devo reconhecer que, mais uma vez, a criatividade humana chama a atenção.

Entendo que tudo o que está acontecendo nada mais é do que mais um resultado da bagunça generalizada que virou o Twitter depois da chegada de Elon Musk na rede social. Se alguém realmente acredita que ele está no caminho certo diante de todos os resultados que já testemunhamos, eu convido que me explique de forma didática onde tudo isso vai parar.

Pois eu só consigo ver uma rede social que está caminhando a passos largos para o seu desaparecimento.


Compartilhe
@oEduardoMoreira