O Twitter passou por mudanças radicais sob a gestão de Elon Musk. A última (e, talvez, a mais polêmica) mudança é o rebranding da rede social para “X”, desencadeando uma onda de reações negativas.
Essas controvérsias vêm arruinando a imagem de marca construída ao longo de 16 anos e colocando em xeque o respeito aos usuários originais. E aqui, só me resta apresentar verdades inconvenientes para iniciar uma discussão ou reflexão, que considero importante diante de tanto caos, por mais que isso incomode a algumas pessoas.
Dito isso, devo dizer que a realidade é uma só, e ninguém se deu conta disso: a sua conta do Twitter nunca foi sua. E pior: agora é de Elon Musk.
Você aceitou os termos de uso
Muitos usuários reclamam que, de acordo com os termos de uso que aceitaram ao se cadastrar, as contas de usuário não lhes pertencem, mas sim às respectivas empresas. No entanto, um “acordo tático” sempre existiu, permitindo que os usuários considerassem suas contas razoavelmente suas, exceto em casos de irregularidades ou decisão própria.
O conceito de “acordo tático” pode ser considerado algo muito vago, inclusive nos aspectos jurídicos. A expressão leva para um entendimento subjetivo pois, na prática, o Twitter (ou X) é uma plataforma privada, com um dono que é proprietário de tudo, inclusive das contas.
Esse entendimento foi abalado com a recente mudança de Elon Musk. A conta com o identificador “@x”, que pertencia a um fotógrafo de San Francisco, foi retirada do usuário para ser associada à nova empresa de inteligência artificial de Musk, chamada “xAI”. Essa ação surpreendeu a comunidade online, gerando indignação e reforçando a sensação de que os usuários originais não estão sendo respeitados.
E… dava para esperar algo muito diferente do Sr. Elon Musk?
Essa não foi a primeira vez que isso aconteceu
Essa situação de retirada de contas de usuários pelos mais diversos motivos já aconteceu em outras oportunidades, e o caso do @x não foi algo isolado.
De acordo com informações do Mashable, a empresa também tomou posse do identificador “@xai” sem aviso prévio ou explicação, simplesmente porque o nome coincidia com a nova empreitada de Elon Musk.
Parece que a consideração pelos usuários e os valores democráticos que antes eram exaltados por Musk agora estão em segundo plano. Na prática, o dono da Tesla entende como “democracia” tudo aquilo que beneficia a ele de forma exclusiva e prioritária.
Essa postura do empresário tem levantado questionamentos sobre a preservação da liberdade de expressão e os direitos dos usuários na plataforma. Enquanto algumas pessoas sugerem que é compreensível que uma empresa deseje associar um identificador à sua marca, outros argumentam que essa mudança brusca e desrespeitosa prejudica a relação de confiança entre os usuários e a rede social.
Até porque os usuários que registraram as contas primeiro deveriam ter algum tipo de prioridade na manutenção de suas contas, ou uma espécie de compensação por mudarem os seus nomes de usuário previamente registrados. Mas até eu mesmo sei que estou viajando na maionese ao pensar dessa forma.
É mais fácil acreditar que Max Verstappen pode perder o título de campeão mundial de Fórmula 1 em 2023.
Os problemas que apareceram com a mudança de nome
O Twitter, agora chamado de “X”, enfrenta problemas adicionais ao mudar identificadores de forma arbitrária. Ao retirar o “@xai” do usuário original, a empresa o renomeou como “@xai_”, criando uma sobreposição com outra conta já existente. Para resolver esse impasse, a conta preterida foi rebatizada como “@xai__1”, mostrando uma falta de planejamento e consideração pelos usuários.
Dá até para imaginar o quão puto ficou o proprietário original da conta “@xai” ao testemunhar tamanho descaso e até amadorismo por parte dos proprietários da X com todas essas mudanças. Se é um usuário comercial, os prejuízos que ele está enfrentando são enormes, mas diante dos termos de uso da plataforma, a vítima das trapalhadas de Elon pouco pode fazer sobre o assunto.
Diante dessas atitudes controversas de Elon Musk, surge a pergunta: será que os usuários do Twitter estão realmente seguros com suas contas?
Uma ideia levantada, embora não oficial, é que somente os usuários do Twitter Blue teriam identificadores permanentes, enquanto os demais teriam seus identificadores alterados aleatoriamente em intervalos curtos.
E, pelo visto, essas são as regras do jogo. E você que lide com isso. Ou que mude para outra rede social.
Ainda acredito que o X vai afundar com tantas mudanças. O que pode evitar isso é o eventual desinteresse dos internautas pelas outras plataformas que tentam ocupar o lugar do Twitter nas redes sociais, pois nenhuma das propostas alternativas (incluindo o Threads) chegou perto de ameaçar a popularidade da plataforma do passarinho azul.
Mas… como estrangularam o passarinho azul…
Enfim…