Estão tentando deixar o Windows 11 do jeito que merecemos | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Software » Estão tentando deixar o Windows 11 do jeito que merecemos

Estão tentando deixar o Windows 11 do jeito que merecemos

Compartilhe

Por mais que o Windows 11 seja uma proposta visual que me agrade, eu reconheço que ele não caiu no gosto de todo mundo. E tenho que reconhecer também que a Microsoft está se esforçando para agradar, já que propõe uma unificação estética do sistema operacional, através do novo estilo Mica.

O problema maior está quando o usuário decide abrir abas de programas de terceiros. É aqui que tudo fica arruinado, já que cada programa tem a sua proposta estética. E a culpa aqui não é dos designers da Microsoft. Se dependesse só deles, tudo já estaria unificado.

Mas nenhum problema neste mundo pode impedir você de sonhar, não é mesmo? E até os designers sonham de tempos em tempos.

 

 

 

Como seria um Windows harmonioso?

Seria um sistema operacional que traria a paz no mundo, além de ajudar a reduzir o estresse e efeitos de TOC ao redor do mundo.

Neste momento, estão criando coisas geniais baseadas no Windows 11 e você nem está sabendo. Algumas dessas coisas são um tanto quanto descabidas, mas certamente a sua genialidade será reconhecida no futuro.

Existe uma comunidade no Reddit chamada r/Windows_Redesing, que é dedicada a imaginar como seriam os vários aplicativos do Windows ou seus elementos de sistema se os mesmos fossem submetidos à mudanças drásticas no design.

Essa comunidade permite que qualquer desenvolvedor possa compartilhar com outros usuários e profissionais os seus designs, conceitos, esboços, aplicativos e outros elementos originais que poderiam dar uma cara nova ao Windows 11.

O objetivo aqui é tentar melhorar o design do Windows, e qualquer ideia nova é bem vinda, mesmo que ela seja absurda. No final das contas, vamos nos deparar com verdadeiras genialidades que poderiam resultar em um sistema operacional com um cuidado maior nos detalhes estéticos, ou com mudanças mais ousadas e interessantes.

Entendo que a Microsoft mudou bastante o Windows nos aspectos estéticos com o passar dos anos, mas se mantém conservadora com determinados elementos visuais que estão entre nós há décadas. Está faltando um pouco de ousadia e alegria ao pessoal de Redmond, mas temo que esse povo meio cabeça dura não vai mudar nada tão cedo.

 

 

 

Mudanças? Nem pensar!

Tudo leva a crer que Satya Nadella é um executivo extremamente tradicional e conservador, pois nada indica que a Microsoft vai mudar a sua proposta visual do Windows 11 tão cedo. O que é uma pena, pois isso faz com que o sistema operacional mais usado do mundo nos lembre de tempos em tempos que ele nasceu na década de 1980.

Porém, a internet existe também para isso: para dar espaço para a imaginação, onde qualquer mente criativa e habilidosa pode apresentar conceitos que, com um pouco de sorte e boa vontade do desenvolvedor, pode se tornar uma realidade.

É importante lembrar que entre imaginar um aplicativo e criá-lo (com tudo o que envolve um processo de desenvolvimento) existe um caminho enorme a ser percorrido. Muitos dos designs alternativos desenvolvidos são pensados exclusivamente a partir da perspectiva visual e não funcional.

E no Windows tudo fica bem complicado quando acontece mudanças estéticas e funcionais, o que tiras as esperanças por mudanças mais radicais no sistema operacional. Mas… sonhar não custa nada, não é mesmo?


Compartilhe
@oEduardoMoreira