Convenhamos: dá para fazer qualquer coisa com Minecraft.
O jogo tem tudo para se tornar o novo Doom para a atual geração de gamers desse que já é um clássico da Mojang. E eu explico: o jogo d shooting do passado pode ser executado em qualquer lugar, mostrando uma enorme flexibilidade e resistência ao tempo.
Eu acredito, de verdade, que o mesmo vai acontecer com Minecraft. E o motivo é simples: seus usuários são muito criativos, e estão apresentando alternativas curiosas para executar o jogo em locais muito inusitados.
Um exemplo disso é o que vamos ver em destaque neste post: Minecraft rodando dentro de Minecraft.
A redstone não tem limites em Minecraft
Para que o feito fosse possível, criaram um complexo sistema de redstone simulando um processador acoplado em uma tela e, dessa forma, foi possível executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo dentro do jogo principal. Algo que é muito difícil de ser feito.
Apenas contextualizar para os menos entendidos no assunto: uma redstone é uma ferramenta dentro de Minecraft que serve para automatizar tarefas dentro do jogo e, em termos práticos, atua como ferramenta de programação. É possível fazer tudo dentro do game de forma manual, mas você pode acelerar alguns processos programando as ações mais repetitivas ou de seu interesse.
Pois bem, três pessoas dentro de Minecraft decidiram executar um build desse jogo dentro do próprio jogo. Para isso, realizaram uma completa renderização do game em 3D com 16 tipos de blocos, 32 itens diferentes e vários elementos de construção, modificação, organização e outras ações.
O mais curioso de tudo isso é que não foi necessário um hardware muito potente para realizar a façanha, dando a entender que qualquer computador bem básico poderia ter cumprido com a missão. Porém, isso não impediu que os envolvidos no projeto fossem dedicados e criativos o suficiente para inclusive criarem um controle no estilo PlayStation compatível com o jogo dentro do jogo.
Tudo foi enviado para o YouTube através de um vídeo e, dessa forma, o mundo pode apreciar como Minecraft podia ser executado dentro de Minecraft. Você pode conferir o resultado final em vídeo, e todas as informações sobre o desenvolvimento desse projeto nas páginas dos seus realizadores.
Eu perderia o meu tempo criando algo desse tipo em Minecraft?
Muito provavelmente não. E não é por causa do fato de ter que tocar esse projeto sozinho por não ter outros dois amigos que se interessariam por isso. Só em pensar em ter que desenvolver algo tão grande assim pela pura diversão já me dá uma preguiça danada.
Sinceramente… eu admiro todos os esforços aplicados pelos realizadores desse projeto, mas nada me faz desejar mais que outras pessoas tomem a iniciativa em criar um jogo de videogame dentro de um jogo de videogame que já existe.
Prefiro dedicar o meu tempo em outras tarefas ou atividades. Porém, eu respeito quem decidiu dedicar a sua vida em realizar uma tarefa como essa. Até porque fazer um negócio desses funcionar é algo muito difícil e complexo o suficiente para que boa parte das pessoas vivas nesse planeta simplesmente não se importem com isso.
Mas como eu sou nerd, amo tecnologia e gosto de videogames, foi fácil ver essa história virando um artigo neste blog.