Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Fourier GR-1 desafia os robôs da Boston Dynamics para uma batalha de dança

Fourier GR-1 desafia os robôs da Boston Dynamics para uma batalha de dança

Compartilhe

Até que demorou para que a Boston Dynamics recebesse um concorrente à sua altura dentro do segmento de robôs humanoides. Porém, o adversário que chegou possui o mesmo potencial de colocar medo nas pessoas mais preocupadas.

A Fourier Intelligence Robotics concluiu o desenvolvimento do robô Fourier GR-1, projetado para auxiliar pessoas idosas em suas atividades diárias. A empresa abriu a janelas reservas para o robô, planejando iniciar os envios em algumas semanas.

Vamos então conhecer como é o próximo candidato a escravizar a humanidade no futuro, principalmente se algum maluco inserir uma Inteligência Artificial generativa nele.

 

Fourier GR-1: principais características

Diferentemente de muitos robôs humanoides voltados para fábricas, o Fourier GR-1 tem como propósito principal ajudar idosos em casa. Isso é, se ele não se rebelar contra os humanos e exterminar cada um dos seus donos.

O setor demográfico de idosos está em crescimento em todas as regiões do planeta, e há uma lacuna no mercado de robôs domésticos para atender a essa população. Um exemplo disso é o Brasil que, uma vez que evolui nos aspectos sociais e econômicos, aumenta a sua população idosa por conta da melhor qualidade de vida.

Isso significa que as pessoas vão viver mais, e muitos idosos estão neste momento sozinhos em casa. Logo, o Fourier GR-1 pode ser a companhia perfeita para vários desses solitários.

No vídeo de apresentação, nada menos que 12 robôs Fourier GR-1 realizam uma dança, destacando sua presença e capacidades físicas. E desafiando os robôs da Boston Dynamics, é claro.

O robô não busca agilidade extrema, e coloca foco de funcionamento em tarefas mais tranquilas, como ajudar idosos a levantar, sentar, ir ao banheiro e transportar objetos pesados. O Fourier GR-1 tem 1,65 metros de altura e pesa 55 quilos, mas pode levantar até 50 quilos.

A função principal do robô é proporcionar estabilidade e controle ao auxiliar idosos, seja em lares particulares, residências de idosos ou hospitais.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre como o Fourier GR-1 executa suas tarefas específicas, como o processo de auxílio ao levantar uma pessoa. Fato é que ele entra em competição direta (também) com o Optimus, o robô mordomo da Tesla, que também visa auxiliar em tarefas domésticas, embora direcionado para toda a família.

 

Quanto vai custar a brincadeira?

Ainda não há informações sobre preços ou datas de lançamento do Fourier GR-1. Apenas a confirmação de que o produto está pronto para desembarcar no mercado em breve.

Tirando as piadas sobre a possível escravização ou extermínio da humanidade pelas mãos (ou pinças, ou braços mecânicos) desses robôs (e toda brincadeira tem um fundo de verdade), não é de se duvidar que o mundo da tecnologia de consumo vai avançar para esse campo.

Na ausência de novas soluções para melhorar a vida das pessoas, e com os smartphones estagnando no seu conceito, os robôs chegam como uma possibilidade mais plausível para um novo segmento de produto.

E não é absurdo pensar que o Fourier GR-1 pode sim receber um sistema de chatbot generativo em um futuro a médio prazo. Não vai demorar muito para que o grande público fique mais familiarizado com as IAs.

Então, com alguma sorte, o máximo que veremos de bizarro no futuro é uma luta até a morte entre o Fourier GR-1 e os robôs da Boston Dynamics.

E o vencedor (aí sim) vai exterminar a humanidade.


Compartilhe
@oEduardoMoreira