raspberry_pi_miner

Existem dois tipos de amantes de tecnologia: os que aproveitam das funções mais básicas sem ter que sujar as mãos, e aqueles que adoram modificar profundamente os seus gadgets, explorando opções e encontrando novas maneiras de dar uso ao seu velho hardware. O foco desse post é o segundo grupo, que se sente criança quando usa uma chave Philips para abrir os seus brinquedinhos, modificando tudo o que for possível.

Nesse post, mostro alguns dos itens que você precisa ter na sua casa para brincar de ‘professor pardal’ com os seus gadgets.

 

Nintendo DS ou 3DS

3ds

Não é de hoje que os jogos da Nintendo são exportados, rodando em emuladores e estimulando a pirataria. Porém, o uso de certas gambiarras nos consoles portáteis da empresa é algo lícito (acredite, se quiser). Talvez a Nintendo não soube muito bem o que fazer com o seu hardware, se limitando ao uso direto dos videogames.

Uma prova disso é que o pessoal do Homebrew criou um amplo catálogo de aplicativos para os consoles Nintendo DS e Nintendo 3DS, que ampliam o uso indo de um player musical até potencializando a função de videogame, com uma grande variedade de emuladores.

 

Raspberry Pi

raspberry-pi

O gadget para os amantes das modificações por excelência é o Raspberry Pi. Ainda que a principal deficiência do produto seja a sua escassa potência de processamento, ele compensa tudo isso com uma grande e espetacular comunidade, que é capaz de criar coisas assombrosas.

O Raspberry Pi não só tem um imenso catálogo de software, o que o torna um computador muito versátil, mas também conta com uma infinidade de acessórios oficiais (ou não), que permitem ser a base de todo o tipo de projetos. Por fim, o melhor do Raspberry Pi é permitir aos usuários realmente avançados criar o seu próprio software e hardware para integrá-lo e usá-lo como pedra angular dos seus próprios projetos.

 

Arduino

Arduino-Esplora

O Arduino é mais que um gadget. É uma filosofia que anda de mãos dadas com o hardware livre. Se a sua praia é a eletrônica e o modding, conforme você vai avançando, será inevitável se deparar com a necessidade de incluir o Arduino em sua vida.

A principal vantagem do Arduino é a sua enorme flexibilidade, com centenas de projetos derivados de outros projetos, que estão em constante evolução. Com o Arduino, você pode basicamente criar e modificar qualquer coisa, sempre que você tiver tempo para testar e documentar os seus avanços.

 

OUYA

ouya

Se você é amante do modding e quer uma central de entretenimento que vá um pouco além do Raspberry Pi, o OUYA é sua opção. O console que ficou mais na promessa do que uma realidade sempre acabou recebendo as mesmas críticas: era bom para os amantes de emuladores e moddings, mas não é bom o suficiente para os gamers mais avançados.

O OUYA é o centro multimídia perfeito para aqueles que gosta de experimentar algo que vá além do seu potencial. Não podemos nos esquecer que ele foi lançado ao mercado visando os desenvolvedores e amantes das modificações como público prioritário. Além disso, tudo indica que tanto o software como os controles melhoraram bastante desde o seu lançamento.

 

Xbox 360 e Nintendo Wii

11

Esses dois consoles da geração passada sofrem dos mesmos males que os portáteis da Nintendo, e apesar das técnicas utilizadas para as modificações estão diretamente ligadas ao uso indevido e da pirataria, é possível tirar muito proveito disso.

No começo do PlayStation 3, o pessoal do Hoembrew fez a festa. Inelizmente, a Sony se esforça e muito para restringir o uso de software não licenciado no PS3, mas isso não impede que soluções ‘caseiras’ apareçam para tornar o produto ainda mais interessante.