Existem dois tipos de amantes de tecnologia: os que aproveitam das funções mais básicas sem ter que sujar as mãos, e aqueles que adoram modificar profundamente os seus gadgets, explorando opções e encontrando novas maneiras de dar uso ao seu velho hardware. O foco desse post é o segundo grupo, que se sente criança quando usa uma chave Philips para abrir os seus brinquedinhos, modificando tudo o que for possível.
Nesse post, mostro alguns dos itens que você precisa ter na sua casa para brincar de ‘professor pardal’ com os seus gadgets.
Nintendo DS ou 3DS
Não é de hoje que os jogos da Nintendo são exportados, rodando em emuladores e estimulando a pirataria. Porém, o uso de certas gambiarras nos consoles portáteis da empresa é algo lícito (acredite, se quiser). Talvez a Nintendo não soube muito bem o que fazer com o seu hardware, se limitando ao uso direto dos videogames.
Uma prova disso é que o pessoal do Homebrew criou um amplo catálogo de aplicativos para os consoles Nintendo DS e Nintendo 3DS, que ampliam o uso indo de um player musical até potencializando a função de videogame, com uma grande variedade de emuladores.
Raspberry Pi
O gadget para os amantes das modificações por excelência é o Raspberry Pi. Ainda que a principal deficiência do produto seja a sua escassa potência de processamento, ele compensa tudo isso com uma grande e espetacular comunidade, que é capaz de criar coisas assombrosas.
O Raspberry Pi não só tem um imenso catálogo de software, o que o torna um computador muito versátil, mas também conta com uma infinidade de acessórios oficiais (ou não), que permitem ser a base de todo o tipo de projetos. Por fim, o melhor do Raspberry Pi é permitir aos usuários realmente avançados criar o seu próprio software e hardware para integrá-lo e usá-lo como pedra angular dos seus próprios projetos.
Arduino
O Arduino é mais que um gadget. É uma filosofia que anda de mãos dadas com o hardware livre. Se a sua praia é a eletrônica e o modding, conforme você vai avançando, será inevitável se deparar com a necessidade de incluir o Arduino em sua vida.
A principal vantagem do Arduino é a sua enorme flexibilidade, com centenas de projetos derivados de outros projetos, que estão em constante evolução. Com o Arduino, você pode basicamente criar e modificar qualquer coisa, sempre que você tiver tempo para testar e documentar os seus avanços.
OUYA
Se você é amante do modding e quer uma central de entretenimento que vá um pouco além do Raspberry Pi, o OUYA é sua opção. O console que ficou mais na promessa do que uma realidade sempre acabou recebendo as mesmas críticas: era bom para os amantes de emuladores e moddings, mas não é bom o suficiente para os gamers mais avançados.
O OUYA é o centro multimídia perfeito para aqueles que gosta de experimentar algo que vá além do seu potencial. Não podemos nos esquecer que ele foi lançado ao mercado visando os desenvolvedores e amantes das modificações como público prioritário. Além disso, tudo indica que tanto o software como os controles melhoraram bastante desde o seu lançamento.
Xbox 360 e Nintendo Wii
Esses dois consoles da geração passada sofrem dos mesmos males que os portáteis da Nintendo, e apesar das técnicas utilizadas para as modificações estão diretamente ligadas ao uso indevido e da pirataria, é possível tirar muito proveito disso.
No começo do PlayStation 3, o pessoal do Hoembrew fez a festa. Inelizmente, a Sony se esforça e muito para restringir o uso de software não licenciado no PS3, mas isso não impede que soluções ‘caseiras’ apareçam para tornar o produto ainda mais interessante.