Press "Enter" to skip to content
Início » Gadgets » Google Gboard Bar, um teclado com mais de 1.60 metros

Google Gboard Bar, um teclado com mais de 1.60 metros

Compartilhe

Em alguns momentos, fica realmente difícil entender o que se passa pela cabeça do pessoal do Google. Principalmente da galera do Japão que trabalha para a gigante de Mountain View.

Não dá para entender direito o que a Google Japão quer com esse Gboard Bar, que nada mais é do que um teclado em forma de barra com as teclas em fila. O periférico tem 1.6 metros de largura, e não parece ser algo minimamente racional ou razoável para o uso cotidiano.

De qualquer forma, o Google garante que essa autêntica loucura em forma de teclado possui teclas personalizadas para finalidades específicas, além de ser muito mais ergonômico e oferecer utilidades inesperadas.

Será mesmo?

Vamos ver.

 

Como nasceu o Gboard Bar

O Gboard Bar do Google é um teclado em forma de barra com as mais de 100 teclas disponíveis em um teclado convencional, todas devidamente alinhadas. Por causa do seu design, ele mede 1.65 metro de comprimento, com apenas 2 cm de largura.

Bom, dá para dizer que cada tecla é bem espaçada (ao menos isso), pois 2 cm de largura é uma tecla bem generosa para se digitar. É quase o tamanho de uma polegada para ser acionada durante uma digitação. Agora, como isso pode entregar uma maior produtividade… difícil de imaginar…

O Google defende o Gboard Bar (é claro, já que gastou tempo e dinheiro desenvolvendo esse produto), afirmando que o periférico tem como primeira vantagem poder ser utilizado mesmo quando a sua mesa está cheia de coisas, já que ele precisa de apenas 2 cm de espaço para ser apoiado.

Tudo bem, os criadores do produto estão ignorando completamente que o usuário precisa repousar as palmas da mão em algum lugar para poder digitar. Ou estão considerando que todo mundo que usar o Gboard Bar vai “catar milho” com os indicadores o tempo todo.

Outro benefício prometido pelo produto é que (pasmem, o Google usa isso como argumento) é que ele pode ser utilizado por duas pessoas ao mesmo tempo e, dessa forma, os textos serão digitados com o dobro da velocidade.

Parece simples, na teoria. Na prática, você vai ter que combinar com o coleguinha e coordenar tudo muito bem com ele para que cada um entenda qual é o seu papel neste negócio. Afinal de contas, você não vai querer atrapalhar o trabalho do seu amigo digitando uma tecla que seria para ele escrever.

O Gboard Bar permite também que o usuário estenda os braços e as pernas de forma natural durante o processo de digitação, além de ser mais cômodo de limpar e, o mais importante: o seu gato jamais vai dormir em cima dele.

Pronto. Me convenceu. Pode pegar o meu dinheiro, Google!

 

Um periférico “multiuso”

Se o Gboard Bar não convenceu para o uso como teclado para o dia a dia, ele pode ser útil em diferentes frentes. Basta você usar a imaginação ou a criatividade para dar outras finalidades para o periférico.

Por exemplo, algumas pessoas podem utilizar o dispositivo como uma extensão do seu braço para ligar ou desligar os interruptores de suas lâmpadas, o que não deixa de ser uma opção menos cara do que instalar interruptores ou lâmpadas inteligentes que podem ser controladas pela Alexa.

O Gboard Bar também pode ser utilizado como um elemento para retirar objetos que ficaram embaixo da poltrona, do sofá ou do armário, algo necessário naqueles momentos em que o seu filho esconde o controle remoto embaixo de algum móvel.

Por último e igualmente útil, o acessório também pode ser utilizado para medir a altura dos seus filhos, já que qualquer criança leva algum tempo para superar os 1.65 metros que esse teclado possui na sua largura.

Sem falar que os usuários mais excêntricos ainda podem utilizar o acessório como vara de equilíbrio para caminhar em uma corda, ou até acoplar o produto em uma rede e utilizá-lo como vara para caçar mariposas e borboletas. Ou adotar a função Ultimate desse acessório: vara de pescar.

 

Gboard Bar: quanto custa?

Eu sei que os argumentos que apresentei neste artigo são praticamente irrefutáveis e muito convincentes, e o seu interesse para adquirir o dispositivo aumentou consideravelmente. Porém, eu tenho péssimas notícias a partir de agora.

Infelizmente, o Google não vai colocar o Gboard Bar no mercado. Como alguns de vocês já devem imaginar a essa altura do artigo, tudo aqui não passa de uma brincadeira do Google Japão que ganhou notícia ao redor do mundo.

Agora, se você quiser fabricar um produto como esse de verdade, o Google liberou todos os projetos desse produto para uma eventual impressão 3D, e o software que pode gerenciar o teclado está hospedado no GitHub.

Neste caso, você vai tentar por sua conta e risco. Mas não deixa de ser um produto inusitado e divertido. Os que contam com bom humor no coração vão se interessar em fabricar um teclado como esse em algum momento no futuro.


Compartilhe
@oEduardoMoreira