Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » Instagram pode virar plataforma de blogs com o Guias?

Instagram pode virar plataforma de blogs com o Guias?

Compartilhe

Eu quero ver como é que está a cara daqueles que afirmaram categoricamente que os blogs estavam mortos e enterrados. Não só isso não aconteceu, mas que alguns blogs (como o TargetHD.net) registraram o seu maior crescimento de audiência na história em 2020.

Parece que o modelo de negócio do YouTube e de outras redes sociais de vídeos não parece ser algo tão sustentável assim. A prova disso é que o Instagram lançou em escala global o Guias, que é uma nova forma dos usuários publicar novos conteúdos em fotos e vídeos.

E alguns estão afirmando categoricamente que o Guias nada mais é do que o Instagram em formato de blog.

 

 

 

Não deixa de ter um fundo de verdade

 

 

O Guias passa a ser a forma mais flexível e completa para a publicação de conteúdos no Instagram. O formato é permanente, ou seja, diferente dos Stories, os conteúdos não desaparecem depois de algum tempo. Além disso, o recurso permite a publicação de conteúdos mais completos e elaborados.

A combinação desses dois fatores fará com que os usuários permaneçam por mais tempo lendo as publicações dos demais usuários dentro dessa categoria. E esse é o sonho de qualquer dono de uma rede social minimamente decente: convencer o usuário a explorar a sua plataforma pelo maior tempo possível.

É claro o formato do Guias não é exatamente o mesmo daquele adotado pelos blogs tradicionais, e é preciso levar isso em consideração antes de qualquer perspectiva ou possibilidade em transformar esse recurso no blog do Instagram.

Por outro lado, a sua capacidade de retenção tende a ser maior que os stories e até mesmo que a do próprio feed de notícias. Invariavelmente, você deve ficar mais tempo vendo uma Guia de um usuário do que os poucos segundos da foto ou vídeo publicado nos outros segmentos.

E o que é melhor: o Guias não comete o mesmo erro do IGTV, já que ele está integrado na interface principal do Instagram, o que certamente vai facilitar a vida de muita gente.

 

 

 

Guias do Instagram não é blog

 

Apesar de identificar semelhanças nas mecânicas de funcionamento, ainda entendo que o blog entrega funcionalidades mais completas que permitem uma leitura mais elaborada dos conteúdos. Entendo que o Guias tem outro propósito e objetivo geral, mas não nego a capacidade da nova funcionalidade atender a um perfil específico de usuário.

Por outro lado, não tenho dúvidas que os usuários mais talentosos e perspicazes farão de tudo para encontrar alguma mecânica eficiente para monetizar os resultados alcançados com o novo recurso. É basicamente uma questão de tempo.


Compartilhe
@oEduardoMoreira