Não precisava ser um Sherock Holmes para concluir isso…
Eu mesmo fui um dos produtores de conteúdo que profetizaram o “fracasso” do iPhone 14. E sou obrigado a colocar a palavra “fracasso” “entre aspas”, pois a Apple certamente não está reclamando do volume de vendas dos seus smartphones de um modo geral.
Porém, quando olhamos especificamente para o iPhone 14, percebemos que ele foi tão mal no mercado, que conseguiu afetar o volume de vendas dos outros modelos do smartphone da Apple, afetando a popularidade do dispositivo.
E parte do sucesso da Apple no mercado de smartphones está diretamente relacionado com o famigerado “índice de satisfação” com o iPhone.
O iPhone 14 não convence a ninguém
A Apple até pode tentar disfarçar as aparências e negar as evidências, mas os seus números podem ser facilmente desmentidos quando outros parâmetros são analisados por auditorias menos comprometidas com a satisfação dos investidores da empresa.
Durante a apresentação dos resultados financeiros do trimestre, a Apple revelou que o índice de satisfação dos compradores do iPhone chegou a 99%, o que seria motivos para Tim Cook comemorar pelado no meio da sala de reuniões.
Por outro lado, a análise realizada pela PerfectRec revelou que o mesmo iPhone 14 possui um índice de satisfação de apenas 72%, um resultado muito diferente daquele apresentado pela Apple.
Então, vamos ver o que a PerfectRec fez para alcançar esse resultado.
Ela analisou 669 mil opiniões reais de usuários, e descobriu que o tal índice de satisfação de 5 estrelas do iPhone 14 é 8% menor do que o alcançado pelo iPhone 13. Essa é a primeira queda de um smartphone da Apple neste aspecto EM UMA DÉCADA (ou desde o lançamento do iPhone 5), com uma porcentagem inferior ao registrado pelos modelos iPhone X, iPhone 11, iPhone 12 e iPhone 13.
Aí… rebate isso aqui, Tim Cook!
As variantes Pro do iPhone 14 também não alcançaram bons resultados. O iPhone 14 Pro registrou um índice de 76%, também 8% a menos que o alcançado pelo iPhone 13 Pro (84%). E o iPhone 14 Pro Max ficou com 80% de satisfação, contra os 86% registrados pelo iPhone 13 Pro Max.
O motivo para essa queda é aquele que todo mundo já sabe desde o lançamento do telefone no mercado: o iPhone 14 não cumpriu com as expectativas dos usuários.
É o continuísmo exagerado da Apple que finalmente cobrou o seu preço, e nem mesmo o volume de vendas registrado pela Apple conseguiu aliviar a barra dessa vez.
O iPhone 13 Pro Max segue como o preferido da Apple no momento, com os seus 86% de índice de satisfação. E a vida desse modelo fica um pouco mais fácil com os relatos de telas queimadas em algumas unidades do iPhone 14 Pro Max… e a Apple não considerando esse “pequeno detalhe” como um problema.
O que pode ser considerado algo até estranho para uma Apple, que sempre demonstrou ter uma máxima atenção para problemas que podem afetar a experiência de uso dos seus clientes.
Tudo isso será solucionado no iPhone 15?
Olha, diante dos fatos apresentados… tudo isso precisa ser solucionado no iPhone 15, para o bem da própria Apple.
Essa queda significativa na popularidade do iPhone pode afetar em cheio a própria Apple, já que a empresa tem metade dos seus lucros baseada na venda dos smartphones, além de construir uma imagem ao longo dos anos baseada na elevada qualidade dos seus produtos e pela sólida posição a favor da melhor experiência de uso.
É claro que a Apple não vai comentar os resultados alcançados pela PerfectRec (até porque ela não é besta), mas vai ser interessante ver como a empresa terá que gerenciar essa situação, que pode ser considerada inédita para a empresa de Cupertino.
Ao longo dos anos, cada lançamento do iPhone aumentou o seu índice de satisfação de forma gradativa e constante, e essa estagnação na popularidade do principal produto da Apple certamente deve promover mudanças na estratégia da empresa para os seus futuros lançamentos.
Faz tempo que estou dizendo o “inovar é preciso” para a Apple, e esperamos mesmo que as mudanças e as inovações (por menores que sejam) apareçam com a chegada do iPhone 15 ao nosso mundo.
Tudo parece indicar que a bem recebida Dynamic Island vai mesmo desembarcar em todos os modelos da nova série, para a alegria de todos que optam em ter a melhor experiência possível do iOS (e desejam abandonar o famigerado Notch tradicional de uma vez por todas).
E, querendo ou não, o iPhone 14 era “capado” neste aspecto.
Além disso, a tão especulada reformulação de design deve acontecer, com a chegada dos botões hápticos nos controles de volume e no botão de liga/desliga.
Em setembro, vamos descobrir se essas mudanças são suficientes para aumentar a satisfação de usuários que estão cansados do “mais do mesmo” que a Apple estabeleceu para o iPhone nos últimos anos.
A Apple vai ter um certo trabalho para reconquistar os corações e os bolsos dos usuários. Fato.