Press "Enter" to skip to content
Início » Smartphones » O iPhone 14 tem tudo para ser o grande fracasso da Apple

O iPhone 14 tem tudo para ser o grande fracasso da Apple

Compartilhe

É claro que sim!

Não resta a menor dúvida que o iPhone 14 tem absolutamente tudo para ser um gigantesco fracasso, e eu estou afirmando isso desde o primeiro segundo de vida desse smartphone em nosso planeta. O excesso de continuísmo da Apple é flagrante, e dá a entender que a empresa foi até covarde para ser absurdamente conservadora.

A Apple foi além de manter o mesmo design por três anos consecutivos. Conseguiu entregar um smartphone que basicamente não tem diferenças relevantes em relação ao modelo lançado no ano passado.

Pior: as distâncias para o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max ficaram tão evidentes em relação ao conservadorismo do modelo base, que o iPhone 13 e iPhone 13 Pro foram automaticamente valorizados, e se tornaram excelentes opções de compra.

 

Ninguém se importa com o iPhone 14

A Apple conseguiu o que queria: tornar o iPhone 14 um produto absurdamente irrelevante. Só não sei se também era o objetivo principal da empresa de Cupertino fazer desse produto um completo esquecido no churrasco por parte dos usuários.

Existem evidências claras que reforçam a teoria que o iPhone 14 tem tudo para ser o maior fracasso comercial da história da Apple. Neste momento, os internautas de todo o planeta estão pesquisando muito mais sobre o iPhone 13, comprovando que este modelo se valorizou com a chegada do novo dispositivo.

Além dos aspectos técnicos, onde não encontramos motivos que justifiquem não só a troca mas também o eventual interesse das pessoas pelo iPhone 14, o fator preço continua a ser relevante para a maioria das pessoas que pensam em comprar qualquer smartphone neste momento. Que dirá um telefone da Apple.

Outro problema que Tim Cook e sua turma criou para si foi o absurdo aumento de preços dos novos modelos do iPhone. Um smartphone da Apple, que já era caro no mundo todo, nunca esteve com um ticket final tão elevado.

Tudo bem, a Apple justifica esse reajuste (assim como os recentes aumentos confirmados nos valores dos serviços da empresa) por conta da inflação que afeta todo o planeta, além da desvalorização do euro em função do dólar.

Mesmo assim, quem pensa em comprar um produto de tecnologia neste momento não vai considerar essa justificativa como válida, e vai querer economizar algum dinheiro na hora de investir em um novo produto.

E é nesse sentido (também) que tanto o iPhone 13 como o iPhone 13 Pro são investimentos melhores que o iPhone 14 neste momento.

Além disso, em tempos de crise, bem sabemos como as pessoas vão deixar de comprar itens que são considerados supérfluos em suas vidas. E, de forma indiscutível, a compra de um smartphone novo não está perto de ser a prioridade das pessoas neste momento.

Agora, some tudo isso com o fato que não dá para comprar um iPhone de 2022 pagando menos que R$ 7 mil, e você rapidamente vai entender por que aqueles que criticaram o iPhone Mini simplesmente queimaram a língua rapidamente.

 

Tem como salvar o iPhone 14?

Essa é uma missão bem complicada para a Apple.

O problema que Tim Cook criou para a gigante de Cupertino é grande. Por um lado, a empresa vai capitalizar nas vendas dos modelos da série iPhone 13, que certamente será muito procurada a partir de agora. Por outro lado, o modelo do ano passado vai canibalizar com força o iPhone 14, que vai sofrer para convencer o usuário sobre o investimento do dinheiro nesta versão.

Além disso, a Apple nem pode pensar em retirar do mercado o iPhone 13 neste momento. Já eliminou o iPhone 13 Mini, modelo que também poderia se beneficiar dessa confusão. Se eliminar também o modelo base do ano passado, vai perder as receitas que esse dispositivo pode oferecer a longo prazo.

Eu realmente não sei o que a Apple vai fazer com o iPhone 14. E, na boa, eu também não me importo com isso, porque não sou pago para resolver os problemas que a gigante de Cupertino está passando. Já é difícil para mim pagar os boletos todos os meses. Logo, não posso ficar preocupado com o fato da empresa mais pedante do mundo oferecer ao mercado um produto que ninguém vai se interessar por ele.

Aliás, não é só o iPhone 14 que está sofrendo. Há quem diga que o iPhone 14 Plus está vendendo MENOS que o iPhone 13 Mini vendeu no ano passado. De novo: estamos em crise e a inflação pegou todo mundo. Mesmo assim, dá para dizer que a Apple fracassou nas duas iniciativas.

Ou será que é cedo demais?

Sim, eu sei. A Apple pode virar o jogo e calar a minha boca no futuro.

Mas neste momento, o iPhone 14 é um inútil no mercado. Um grande #fail da Apple. E espero que a gigante de Cupertino reconheça isso. Até mesmo para mudar de rota enquanto ainda tem tempo.


Compartilhe
@oEduardoMoreira