Jetson ONE, um carro voador que custa 80.000 euros | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Jetson ONE, um carro voador que custa 80.000 euros

Jetson ONE, um carro voador que custa 80.000 euros

Compartilhe

Eu não tenho a chance de ter um carro com quatro rodas e bem preso no chão. Porque eu sou pobre e quebrado. Que dirá um carro voador!

Esse povo que adora evolução tecnológica podia parar de inventar as coisas para que pessoas como eu só fiquem reclamando em textos de 500 palavras (ou mais) sem qualquer sentido.

De qualquer forma, para aqueles que não querem mais encarar engarrafamentos na vida (cof, cof… João Dória… cof, cof…), a start-up sueca eVTOL Jetson lançou o Jetson ONE, um carro voador que custa nada menos que 80.000 euros.

E pessoas como João Dória podem pagar esse valor por um carro voador.

 

 

 

Como funciona o Jetson ONE?

O veículo tem nome claramente inspirado na série de animação clássica que todo mundo que tem 40 anos ou mais como eu já viu pelo menos um episódio na vida.

Por incrível que pareça, o Jetson ONE está tendo uma grande demanda, com sua produção para 2022 completamente reservada. Ou seja, se você gostar do produto, só vai conseguir andar em um em 2023, com sorte.

Na prática, o Jetson ONE é um veículo voador que lembra um drone em chassi único de alumínio, que abriga uma bateria de íon-lítio de 88 kW, peso de 86 kg e design dobrável, ocupando um espaço de apenas 90 cm quando estacionado.

Ou seja, além de ser voador, ele não ocupa muito espaço nas vagas de estacionamento ou garagens. Hum…. já começo a me interessar pela brincadeira.

Porém, o Jetson ONE não é perfeito em tudo. Sua autonomia de voo estimada (por enquanto) é de apenas 20 minutos, transportando um piloto que pesa 85 kg.

Ou seja, comigo, ele nem sai do chão (estou pesando neste momento 93 kg, mas já estou trabalhando na eliminação dos quilos a mais).

Sua velocidade máxima é de apenas 102 km/h, que é limitado de forma automática pelo computador de bordo do veículo, que conta com sensores LiDAR para controlar o terreno e evitar obstáculos.

 

 

 

Eu quero o Jetson ONE?

Até o presente momento em que estou escrevendo este post, nenhum veículo voador chegou perto daquilo que a série de animação Os Jetsons prometeu para todo mundo. E o Jetson ONE é um dos projetos mais promissores neste sentido e, ainda assim, está em passos iniciais de desenvolvimento.

Neste momento, não sei qual é a real validade em investir em um veículo que anda por 20 minutos a 102 km/h. Se o local do meu trabalho ficar a menos de 30 km de casa e uma estação de recarga de bateria estiver a meu dispor, quem sabe.

Porém, apesar de entender que o futuro vai entregar de alguma forma os tão sonhados carros voadores, entendo que o caminho a ser percorrido por esta tecnologia é longo. Logo, não faz sentido investir 80 mil euros em um produto que certamente terá outras versões melhores e com maior potencial.

De qualquer forma, o Jetson ONE é simpático. Tem um design que agrada, e a proposta geral é bem interessante. Quem sabe mais adiante, quando o produto amadurecer no seu conceito, melhorar na autonomia de bateria e na velocidade final alcançada.

E, principalmente, quando o TargetHD.net me deixar milionário.


Compartilhe