Press "Enter" to skip to content
Início » Esportes » Ludosport, o esporte que transforma você em um Jedi

Ludosport, o esporte que transforma você em um Jedi

Compartilhe

Se você já se viu mais de uma vez dando espadadas no ar enquanto emitia sons com a boca imitando zumbidos de sabres de luz cortando o ar, saiba que você praticou o Ludosport, mesmo sem saber direito o que é isso.

O Ludosport é uma arte marcial que usa três tipos de sabres de luz para praticar combates simulados. É uma academia Jedi que está presente em vários países do mundo, e leva a sério algo que você sempre fez de brincadeira.

O esporte voltou a ser muito procurado com a chegada dos novos filmes e séries Star Wars no Disney+, e ajuda a manter viva a filosofia Jedi, mesmo que não esteja vinculado ao cânone da franquia.

 

Saiba mais sobre o Ludosport

O Ludosport nasceu em Milão (Itália) como uma nova arte marcial baseada nos combates Jedi de Star Wars. E, sendo bem sincero, eu realmente não sei por que demoraram tanto para criar um negócio como esse.

Quem é fã de Star Wars ou já viu pelo menos um filme minimamente decente dessa franquia (e, obviamente, estou retirando dessa lista A Ameaça Fantasma e Ataque dos Clones) sabe que um dos pontos altos dessas histórias está justamente no combate com sabres de luz.

Qualquer adulto hoje com pelo menos 40 anos ou mais já sonhou em ter um sabre de luz um dia. A boa notícia é que estamos muito mais perto de ter esse sonho realizado, graças a uma palavra mágica que existe na internet: AliExpress.

De qualquer forma, o Ludosport mistura diferentes disciplinas de luta corpo a corpo com o uso de sabres de luz. Existem academias com a modalidade em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, localizei um clube que treina a modalidade em São Paulo, mas qualquer pessoa que está simulando um combate Jedi da forma como descrita neste artigo está praticando a modalidade sem saber.

Esta arte marcial usa três tipos de armas: o sabre longo, o bastão (ou dois sabres de luz unidos à uma base, no mesmo estilo da arma utilizada por Darth Maul) e duas adagas (espadas curtas, uma em cada mão). O lutador combina essas armas com oito estilos de combate, que vão do versátil ao duelista, passando pelo imprevisível e poderoso, entre outras.

Os sabres de luz são fabricados em alumínio e policarbonato, e contam com luzes LED e sons. Até porque ficar imitando esses sons com a boca é algo meio ridículo. Você pode inclusive construir a sua arma, que precisa se ajustar a determinadas especificações para serem consideradas válidas para o combate.

 

“One Name One Sky”

O Ludosport tem um lema: “One Name One Sky”. Ou seja, é um esporte que não tolera qualquer tipo de discriminação, sendo 100% inclusive e igualitário, promovendo sempre a educação e o respeito. Qualquer pessoa, independente da idade, condição física ou gênero, pode praticar o esporte.

Lembrando que a modalidade segue o esquema tradicional das artes marciais asiáticas, já que os Jedi de Star Wars são inspirados nos samurais japoneses. E como deve ser, o Aprendiz começa como Padawan, e vai avançando como Jedi, Cavaleiro Jedi, Mestre Jedi e Grão-Mestre, onde cada graduação depende de um exame. Materiais de proteção durante as lutas são de uso obrigatório.

Torneios locais, nacionais e internacionais são realizados ao longo do ano. Os combates são de 15 pontos, que podem ser registrados pelo contato da espada em diferentes partes do corpo.

Por fim, você pode parar de se sentir um ridículo na vida, e pode usar uma desculpa para as tardes solitárias brincando no quarto durante a infância. Esse negócio de ficar brincando de Jedi no quarto porque não tinha amigos nada mais era do que um plano friamente calculado. Um treino para sobreviver ao mundo louco que vivemos hoje.

Era parte do seu treinamento Jedi. Falando assim, algumas pessoas vão te levar mais a sério.


Compartilhe
@oEduardoMoreira