Compartilhe

A procrastinação é um problema para qualquer pessoa, em qualquer segmento profissional. E parece que esse problema só piora quando trabalhamos sozinho e com a internet. O grande problema aqui é evitar as distrações que aparecem o tempo todo: notificações no smartphone ou na tela do computador, pop-ups que abrem de forma inesperada ou atualizações nas redes sociais.

Tantas distrações, além de confirmarem o mal da procrastinação, acabam quebrando a concentração do indivíduo. Logo, soluções como o Motion podem ser bem vindas para quem quer ser mais produtivo nas tarefas online.

O Motion é uma extensão para o Google Chrome que nos ajuda a evitar as distrações durante o acesso à internet. A promessa é salvar até uma hora por dia de produtividade, interceptando páginas que quebram a nossa concentração.

 

 

 

A procrastinação precisa morrer

 

 

Instale a extensão no seu Google Chrome ou navegador compatível (extensão gratuita), e a ferramenta será configurada ao seu gosto em alguns segundos, através de uma lista de páginas que o usuário vai criar, incluindo aqueles sites que acabam com a sua produtividade.

Você pode incluir páginas como Facebook, Netflix, Reddit, Twitter ou YouTube, caso elas afetem a sua produtividade, ou incluir os sites que quiser nos espaços disponíveis.

O ponto mais interessante do Motion é que você pode definir os horários onde você quer ser produtivo (por exemplo, dias úteis entre 8h e 18h). Nessa janela de tempo, quando você visitar uma das páginas indicadas dentro desses parâmetros, você será interceptado por um pop-up que vai pedir para você fechar a página com uma contagem regressiva, que aparece do lado direito da tela, mas pode ser posicionada em qualquer área da mesma. Você também pode escrever a tarefa a ser encerrada, para ser lembrado a cada vez que visitar uma dessas páginas.

 

 

De quebra, o Motion inclui lembretes que avisam se o usuário está perdendo muito tempo com uma determinada página. E em todas as vezes que você abrir o Chrome pela manhã, um relatório mostra o nosso comportamento no dia anterior (e aqui você pode pensar em adicionar outros sites onde passamos muito tempo sem fazer nada na tal lista de sites bloqueados).

Como você pode ver, o Motion é uma ferramenta muito simples no seu uso, mas muito completa nos seus recursos. Pode ser o software ideal para as pessoas que precisam estar na internet por muitas horas, mas também precisam adotar algum tipo de disciplina para não acabar procrastinando muito.


Compartilhe