Depois de produzir diferentes conteúdos com o mesmo tema, me convenci que o segmento de smartphones dobráveis é mesmo o topo de sua categoria.
O ano de 2022 foi mesmo dominado pelos telefones dobráveis, pelo menos nos aspectos de inovação, visibilidade e de interesse por parte dos usuários que desejam o telefone com a experiência de uso mais singular que o dinheiro pode comprar.
E o ano de 2023 tem tudo para ser dos telefones dobráveis de novo, mesmo com toda a recessão econômica que é uma realidade em diferentes mercados globais. Os números para o futuro mostram isso.
Vamos então entender esse movimento no mercado de telefones dobráveis, na tentativa de identificar onde vamos chegar com tudo isso.
Os números são frios, mas promissores
O que vou compartilhar com você a partir de agora são as mais recentes previsões de mercado. Ou seja, esses números podem se confirmar. Ou não. Este não é um cenário de realidade absoluta ou definitiva, e tudo pode mudar com o passar do tempo.
Dito isso, as recentes estimativas compartilhadas pela Counterpoint Research apontam que as vendas dos telefones dobráveis podem aumentar em 52% em 2023. Se isso acontecer, serão comercializados em torno de 22.7 milhões de unidades de smartphones com essa característica de design.
Os números estimados para o futuro não são definidos de forma aleatória ou sem um argumento minimamente sustentável ou razoável. O melhor indicativo para esse aumento nas vendas dos telefones dobráveis está nos números mais recentes de dispositivos comercializados.
Entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2022, o aumento nas vendas de telefones dobráveis foi de 90% em relação ao ano anterior, com um total de 9.9 milhões de unidades comercializadas. Nenhuma categoria de smartphones registrou um aumento tão expressivo quanto os dobráveis.
Por outro lado, esse crescimento poderia ser ainda maior se não existisse uma crise econômica atrapalhando tudo. Justamente no último trimestre de 2022, período do ano onde todo o mercado aposta em um aumento natural nas vendas por causa dos períodos de promoções como Dia do Solteiro, Black Friday e Natal, o segmento de smartphones dobráveis registrou uma QUEDA no volume de vendas em comparação ao mesmo período doa no anterior.
É claro que essa queda nas vendas não aconteceu apenas no segmento de telefones dobráveis. Todas as categorias de smartphones alcançaram resultados piores na comercialização de produtos no último trimestre de 2022.
Mesmo assim. Considerando que os telefones dobráveis são os únicos que conseguem chamar a atenção de um grupo consumidor, não conseguir ganhar mercado no período de maior volume de vendas do ano é algo que chama a atenção.
Mas todo o cenário caótico da problemática dinâmica financeira não está impedindo que diversos fabricantes de smartphones apostem no segmento de smartphones dobráveis, pois todo mundo já entendeu que a Samsung se deu muito bem em apostar nessa proposta de design lá atrás.
O cenário atual de telefones dobráveis no Brasil
Neste momento, Samsung, Motorola, OPPO e Xiaomi já contam com opções de telefones dobráveis para aqueles usuários que estão interessados em adquirir um dispositivo com essa proposta de design neste momento.
Entre as opções que estão no mercado brasileiro, Samsung e Motorola contam com os modelos que podem ser adquiridos de forma mais simples e viável. Por outro lado, são telefones que cobram um preço relativamente elevado do consumidor brasileiro.
Mesmo assim, ainda é possível investir nos modelos que chegaram ao mercado brasileiro nos anos anteriores. E até mesmo alguns modelos lançados em 2022 já estão menos caros por aqui. Entendo que vale a pena fazer uma pesquisa para verificar como está a dinâmica de preços antes de investir dinheiro em um produto que é vendido por aqui.
Por outro lado, sempre existe a alternativa de importação de produtos. E neste aspecto, OPPO e Xiaomi podem entregar alternativas bem interessantes para quem quer ter um telefone dobrável e, ao mesmo tempo, economizar algum dinheiro no processo.
Mesmo assim, dê uma olhada se a carga de impostos vai tornar a importação desse telefone dobrável algo viável. Sempre faça as contas sobre essas taxas, e tenha a certeza de que você terá que pagar por esse valor quando o produto chegar ao Brasil. Não acredite na falsa ideia que algumas pessoas vendem que não pagam impostos para importar smartphones.
Um 2023 promissor para os telefones dobráveis
É sempre importante lembrar antes de terminar esse conteúdo que o ano de 2023 só está começando, e vários fabricantes vão entrar na festa dos smartphones dobráveis.
Bem sabemos que os fabricantes que mencionei um pouco antes neste conteúdo vão lançar novos telefones dobráveis ao longo dos próximos 12 meses. E se você não está tão ansioso assim para comprar um smartphone com essa proposta de design, esperar pode resultar em um investimento com uma relação custo-benefício mais vantajosa.
Mas você é dono do seu dinheiro. E é você quem sabe o que faz com a grana suada que você luta todos os dias para receber.