Compartilhe

Mais uma inovação do Japão. E é daquelas inovações inusitadas que só o Japão pode oferecer. Tóquio quer mudar a percepção que os banheiros públicos são sujos, e para isso lançou banheiros transparentes.

Isso mesmo: banheiros com paredes transparentes.

 

 

 

Como funciona?

 

Esses banheiros contam com um vidro inteligente, que permite aos usuários a visualização do interior dos mesmos para verificar o estado de limpeza de cada um dos vasos sanitários. E para evitar constrangimentos, uma vez que alguém entra no banheiro e fecha a porta, o vidro fica opaco para uma maior privacidade.

São 17 banheiros públicos que contam com essa parede de vidro, todos localizados em Shibuya, popular área da capital japonesa. O design dos banheiros são avançados para que os mesmos sejam acessíveis para todos, independente do gênero, idade ou grau de deficiência física, reforçando assim a ideia de uma sociedade mais inclusiva.

Todos os novos banheiros terão uma manutenção contínua, com inspeção periódica para garantir uma melhor experiência de uso.

 

 

 

Não dá para julgar os japoneses nesse caso

 

 

Eu sei que já publiquei alguns posts nesse blog sobre novidades japonesas que fugiam completamente à minha compreensão racional. Entendo que a mente japonesa trabalha de uma forma diferente da minha, onde algumas peculiaridades são mesmo difíceis de serem assimiladas.

Mas não parece ser tão difícil de entender os banheiros japoneses com parede transparente.

Vamos combinar que frequentar um banheiro público é um desafio para muita gente justamente por causa da questão da higiene e da manutenção de limpeza no local. Confessa: quantas vezes você já entrou em um banheiro público e se arrependeu amargamente pela decisão ao se deparar com um local que mais parecia uma zona de guerra bacteriológica?

Então… em um momento onde todos nós repensamos os nossos hábitos de higiene por conta de uma crise sanitária sem precedentes, ter um banheiro com paredes de vidro onde podemos ver como está o estado daquele local antes de entrar nele não parece ser algo tão absurdo assim.

Sem falar que estamos diante de uma solução mais inclusiva para todos.

Logo, é a tecnologia sendo utilizada para melhorar a vida das pessoas em uma das questões mais essenciais para o ser humano, independente da idade ou local em que vive: a higiene nossa de cada dia.

 

 

 

Via Nippon Foundation


Compartilhe