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O “Compromisso Oi Fibra” está mais para falsa promessa de publicitário

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Aí, dona Oi… está pensando que a senhora está ousada só porque promete fazer o que a maioria não faz? Nem tanto… não basta usar roupas curtas e salto alto para afrontar a concorrência.

Algumas operadoras adoram seduzir os clientes com frases de impacto ou com o Tadeu Schmidt falando sobre os seus planos e ofertas antes de uma prova qualquer do Big Brother Brasil.

É o caso da Oi, que quis justificar o enorme valor investido no reality da Rede Globo anunciando o “Compromisso Oi Fibra”, que basicamente é o que seria de direito de qualquer consumidor se este fosse um país sério.

 

O que é o tal “Compromisso Oi Fibra”?

É o seguinte.

A Oi basicamente promete reembolsar o usuário do seu serviço Oi Fibra caso o seu serviço seja interrompido. A ideia é reembolsar o valor equivalente ao tempo sem internet, multiplicado por 10 vezes.

Até aí, a proposta parece ser interessante. Na verdade, é o justo e correto: afinal, o que normalmente acontece é que as operadoras cobram dos usuários pelos 30 dias de serviço, sem descontos pelos períodos de interrupção do sinal de internet ou TV.

São raras as vezes que o cliente é reembolsado quando não recebe o serviço de internet. Agora, pense em atrasar o pagamento do serviço, e descubra da pior maneira o que pode acontecer com você.

O único problema no “Compromisso Oi Fibra” é que ele vem lotado de condicionantes que (muito provavelmente) não foram mencionados pelo Tadeu Schmidt no BBB. E eu só estou afirmando isso porque não tenho certeza (afinal, eu não assisto ao BBB).

E é por isso que eu afirmo que a dona Oi está sendo uma senhora conservadora que está pagando de ousada e afrontosa. Colocou saia curta, se pintou toda, mas na hora do “vamos ver”, ficou cheia de “não me toques”.

E agora eu confirmo o quão velho eu sou para a audiência que pertence à Geração Z.

 

As condicionantes do “Compromisso Oi Fibra”

Para começar, o benefício de devolução do valor de indisponibilidade do serviço da Oi só está disponível enquanto o BBB24 estiver no ar, até o dia 16 de abril. Até essa data, se o cliente da operadora ficar sem internet, tem até 30 dias para pedir o reembolso no site oficial da empresa.

O estorno do valor é feito em até duas faturas após a reivindicação da devolução, e não pode ultrapassar o valor da mensalidade do plano.

Ou seja, se você ficou três dias sem internet, perdeu a chance de fechar bons negócios ou até mesmo perdeu o seu emprego porque não pode enviar aquele projeto urgente de forma remota, não pode ter 100% da mensalidade estornada pela Oi.

Oi?

O estorno acontece em até duas faturas após a solicitação, e o cliente só pode reclamar do Oi Fibra se está com pelo menos as últimas quatro faturas antes do vencimento em dia.

Catástrofes naturais, furto e/ou vandalismo não dão direito ao estorno, assim como corte de energia ou apagão elétrico, alteração no cabeamento instalado, defeitos nos dispositivos do usuário ou em locais da residência onde o técnico não pode fazer o reparo.

E o reembolso também é negado se o técnico for um incompetente e não descobrir a causa da indisponibilidade do serviço. E você que se vire e fique sem internet, até conseguir trocar de operadora.

Fora tudo isso, você pode pedir o reembolso. E sorte nossa que os dinossauros estão extintos. Já pensou? Eles também seriam o motivo para você não ter o reembolso da Oi.

 

Vale a pena?

A Oi Fibra? Não sei. Gostaria de ter o serviço para dizer, mas o meu síndico prendeu todo mundo na dona Claro.

Agora, o “Compromisso Oi Fibra” é muito mais o resultado de um publicitário da Faria Lima que não sabia mais o que fazer com a verba publicitária do BBB e jogou qualquer coisa lá do que uma promoção que realmente respeita os clientes da Oi.

Não vejo mérito no estorno do proporcional da mensalidade em caso de indisponibilidade do serviço, mesmo quando o valor é multiplicado por 10 vezes. Não podemos nos esquecer que 10 vezes 0,20 é igual a 0,625, e eu não sei se isso vai contemplar os prejuízos dos clientes da Oi que ficaram três horas sem internet (e perderam muito mais dinheiro durante esse tempo) e foram reembolsados nesse valor, quando pagam R$ 150 por mês em seu plano.

Sei lá… a conta para mim não fecha.

Agora… se a regra é aplicada em algumas operadoras… dá para dizer que alguns colegas meus produtores de conteúdo vão ficar ricos, e que parte da concorrência vai decretar a falência rapidamente.

De forma vergonhosa, tem algumas operadoras que ficam mais tempo sem funcionar do que com o serviço ativo. E são os clientes que mereciam receber a indenização por passar por tantas dores de cabeça com essas empresas.

Bela tentativa, dona Oi. Mas suas pernas não me seduzem.


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