Press "Enter" to skip to content
Início » TV por Assinatura e Streaming » O plano Básico com Publicidade da Netflix não é tão irritante quanto parece

O plano Básico com Publicidade da Netflix não é tão irritante quanto parece

Compartilhe

Depois de um tempo com o plano Básico com Publicidade na Netflix, já dá para dizer se essa proposta é de fato uma porcaria como todo mundo pensou na época, ou se foi a única alternativa para quem não admite pagar a mais para ter esse conteúdo.

A mudança impactou a milhões de usuários ao redor do mundo, que precisam reavaliar sua relação com o serviço. Para a Netflix, o objetivo principal é um só: aumentar seus lucros, forçando os usuários a pagar mais ou consumir conteúdo com anúncios.

Estou neste plano como última alternativa, e depois de meses utilizando a Netflix com publicidade, posso afirmar que a publicidade já não faz tanta diferença na minha vida. E vou usar esse artigo para explicar meus pontos.

 

O preço ainda manda

A principal razão para escolher o plano com anúncios é o preço mais acessível. O plano básico sem anúncios custa R$ 25,99 por mês, enquanto o plano com anúncios custa R$ 18,99.

Você se acostuma com a veiculação de publicidade nos conteúdos, e pode aproveitar esse momento para ir ao banheiro e pegar a pipoca na cozinha, por exemplo.

Tudo bem, você poderia utilizar o botão de pausa no controle remoto. Mas não é algo tão insuportável quanto parecia.

A quantidade de anúncios varia de acordo com o conteúdo, mas geralmente há um bloco de anúncios no início e no meio de cada episódio. E os usuários mais fiéis à Netflix podem se livrar dessa publicidade de uma forma bem simples: assistindo aos conteúdos.

Quanto mais você assiste aos filmes e séries na plataforma, menor é o número de publicidade exibida. Sem falar que os anúncios geralmente são curtos, com duração média de 15 a 30 segundos, e sempre com conteúdos direcionados e personalizados para cada usuário.

Eu consigo tolerar a publicidade na Netflix. Mas isso não quer dizer que todos vão ter essa mesma paciência.

 

A opinião de outros usuários

A maioria dos usuários concorda que os anúncios são um pouco irritantes, mas não o suficiente para cancelar o serviço. De novo: os preços mais baixos justificam a maior tolerância com a publicidade.

O mundo perfeito pede um plano básico sem anúncios, mas o preço cobrado pelo serviço é considerado elevado pela maioria dos usuários.

Aliás, foi detectada uma mudança de comportamento entre os usuários da Netflix, onde a maioria usa a plataforma como uma opção secundária ou complementar a outros serviços.

Sem falar que muitos entenderam que não precisam de um plano com qualidade 4K para assistir aos conteúdos da plataforma, e a variedade de conteúdo oferecida pela Netflix no plano com publicidade é mais do que suficiente para entreter a maioria dos usuários.

 

O futuro

Neste momento, o plano Básico com Publicidade é a opção menos cara na Netflix. E esse é o plano que a empresa vai manter para aumentar as suas receitas.

Por enquanto, o plano está funcionando. Mas não posso ignorar a possibilidade dessa estratégia levar à perda de usuários com o passar do tempo, pois os descontentes que não desejam ver publicidade em um serviço pago certamente vão abandonar a plataforma no futuro.

A Netflix precisa encontrar um equilíbrio entre preço, qualidade e experiência do usuário para manter sua liderança no mercado de streaming.

Já que a concorrência existe. Mas segue o seu modelo de negócio.

Aí, fica difícil para os assinantes.


Compartilhe
@oEduardoMoreira