Press "Enter" to skip to content
Início » Gastronomia » O que acontece com o seu corpo quando você bebe uma bebida energética?

O que acontece com o seu corpo quando você bebe uma bebida energética?

Compartilhe

Você bebe um energético para “dar um gás a mais” nos exercícios ou na rotina diária? Tem certeza que é isso mesmo que essa bebida produz em seu corpo? Você nunca pensou em descobrir o que realmente os energéticos produzem como efeitos no seu corpo?

Se agora essas três perguntas estão tirando o seu sono, chegou a hora de oferecer algumas respostas neste post. Seja pela curiosidade ou por pura diversão, vale a pena ler o conteúdo a seguir.

Até porque sou eu que estou escrevendo este post.

 

 

 

Os ingredientes

 

O principal ingrediente de uma bebida energética não é a cafeína, e sim a água. Ela tem açúcar, saborizantes, corantes e outros ingredientes que podem variar de acordo com a marca, como vitaminas do grupo B, sódio, taurina e glucuronolactona.

A taurina é um aminoácido importante para a função cardiovascular. Normalmente você encontra essa substância na carne animal. Já a glucuronolactona é um tipo de açúcar, que se transforma em carboidrato no corpo por conta do metabolismo da glicose.

Dito tudo isso, vamos aos efeitos.

 

 

 

Nos primeiros minutos

 

 

A cafeína atua de imediato, estimulando o ritmo cardíaco. É possível encontrar elevadas concentrações dessa substância no sangue apenas 15 minutos depois do consumo, e seus picos é o que nos deixa acordados e mais alertas.

A cafeína leva 45 minutos para ser absorvida por completo pelo organismo, mas é nos primeiros minutos do efeito que o seu cérebro é alertado sobre o consumo do açúcar presente no energético, o que libera a dopamina, responsável pela sensação de prazer e bem estar. E isso fará com que o seu corpo queira consumir mais açúcares.

 

 

 

Depois de uma hora

 

É provável que você esteja cansado ou com sono de novo, já que as concentrações de cafeína e açúcar no sangue baixaram. A absorção desses elementos dependem de vários fatores, como consumo com alimentos, peso ou idade.

 

 

 

Várias horas depois

 

 

Seis horas depois do primeiro consumo da bebida energética, os efeitos da cafeína podem se fazer presentes, mas com uma intensidade muito menor.

As mulheres absorvem a cafeína diferente dos homens por causa de suas condições hormonais: quem toma contraceptivos orais ou estão grávidas contam com um metabolismo mais lento.

 

 

 

Um ou vários dias depois

 

Provavelmente você vai querer beber outra lata de energético, pois o seu corpo já está habituado a consumir doses elevadas de cafeína, o que leva a sentir alguns sintomas de abstinência, como dor de cabeça, irritabilidade e fadiga.

 

 

 

Semanas depois

 

Os viciados em café ou bebidas energéticas acabam desenvolvendo ume feito de tolerância. Ou seja, cada vez mais o corpo vai pedir doses mais altas de cafeína para sentir os efeitos estimulantes.

Por outro lado, se você reduz o consumo de cafeína durante uma semana, essa tolerância desaparece, assim como os sintomas de abstinência.

Ou seja, é melhor consumir bebidas energéticas com moderação, para não ter efeitos secundários desagradáveis ou prejudiciais.


Compartilhe
@oEduardoMoreira