O mundo digital pode ser comparado com o Velho Oeste sem muitas dificuldades. Afinal de contas, temos mocinhos e bandidos neste cenário cibernético, e os duelos são constantes em busca do ouro, que são os dados de usuários e empresas.
O cibercrime é uma ameaça constante para as grandes estruturas conectadas, que precisam conviver o tempo todo com os riscos de ataques e as naturais vulnerabilidades existentes no mundo digital.
A necessidade de proteção reforça a importância da cibersegurança para empresas e indivíduos, mas a limitação de uma segurança interna exige a busca de expertise externa para identificar as possíveis falhas nos sistemas.
E é aqui que entram em ação os hackers éticos e o conceito de Bug Bounty.
Vamos conversar um pouco sobre isso.
Hackers éticos e o Bug Bounty
O papel dos hackers éticos na proteção da segurança digital se tornou cada vez mais relevante para as grandes corporações.
Esses profissionais em segurança digital conseguem olhar para detalhes pequenos de sistemas, identificando suas falhas e vulnerabilidades.
Até mesmo os hackers éticos precisam ser recompensados pelas falhas que eles vão detectar antes dos cibercriminosos. Para esse benefício, damos o nome de Bug Bounty.
O termo não é muito conhecido pelo grande coletivo de usuários, mas oferece benefício para todos. E os profissionais de informática ao redor do mundo estão buscando cada vez mais o Bug Bounty como uma atividade regular e remunerada.
Como funciona o Bug Bounty
O Bug Bounty funciona como uma espécie de programa de recompensas, onde as empresas oferecem um pagamento adicional ou específico para profissionais e hackers éticos que encontram vulnerabilidades em seus sistemas.
O pagamento das recompensas passa obrigatoriamente pela divulgação responsável da falha, seguindo todas as regras dos respectivos programas estabelecidos pelas empresas.
Para quem aderir ao Bug Bounty e descobrir tais vulnerabilidades, as recompensas são generosas. A empresa reconhece a vulnerabilidade e faz o pagamento como forma de agradecimento pelo profissional que está contribuindo com a segurança das plataformas.
O impacto da iniciativa do Bug Bounty é perceptível. Não apenas pelo aumento dos profissionais, que estão se interessando pelo dinheiro que é oferecido, mas também pelas empresas que estão adotando a iniciativa para reforçar a segurança de suas plataformas.
Aqui, vale a pena mencionar três exemplos muito conhecidos de programas de Bug Bounty que são abertos para os profissionais em tecnologia e que pagam muito bem para quem encontra falhas em seus sistemas.
- Google VRP: Programa de recompensas da Google com grandes premiações. É um dos mais procurados pelos hackers éticos.
- Meta: Mais de US$ 16 milhões em recompensas pagas desde 2011. Tudo bem, não conseguiu evitar o escândalo da Cambridge Analytica, mas tal vazamento não dependia exatamente dos hackers éticos.
- Hack the Pentagon: Iniciativa do governo dos EUA para fortalecer a segurança de seus dados. É um dos programas que melhor pagam os profissionais, e por motivos óbvios.
O futuro do Bug Bounty
O Bug Bounty é uma tendência de futuro, e o mercado só tende a aumentar nos próximos anos.
O aumento na demanda por programas e profissionais é visível, o que resulta na evolução das tendências e aumento de valores nas recompensas pagas.
Além disso, novas formas de reconhecimento e incentivos são idealizadas pelas empresas para deixar a iniciativa do Bug Bounty algo viável e acessível para diferentes níveis de profissionais de informática.
Como resultado estimado (mas não garantido), teremos um aumento de segurança nas grandes plataformas informáticas, o que pode resultar (com alguma sorte) um futuro mais seguro para o mundo digital.