Está tudo pronto em Barcelona para o início da MWC 2023, a principal feira de mobilidade que acontece entre 27 de fevereiro e 2 de março. São esperadas mais de 80 mil pessoas que devem visitar os 2.000 expositores de 200 países.
Não são os melhores números da história da feira, mas não deixa de ser um evento importante para o setor que impulsiona a tecnologia de consumo, além de serem números bons o suficiente para manter esse como o principal evento dentro do segmento de mobilidade.
Então… o que podemos esperar da MWC 2023? Onde ela pode mudar as nossas vidas? Será que algum smartphone top de linha que será apresentado por lá vai custar menos que um rim?
O que esperar da MWC 2023?
Podemos esperar pelos tradicionais keynotes envolvendo as grandes operadoras de telefonia móvel e empresas envolvidas no segmento de redes, como são os casos da Nokia e da Ericsson. Outros eventos menores envolvendo o tema de mobilidade também vão acontecer, já que este não é um evento exclusivamente pensado na telefonia.
Temas como geolocalização, segurança cibernética, smart cities, inteligência artificial, Big Data, Cloud, 5G, Internet das Coisas, Blockchain e Metaverso também serão abordados. Mas a principal estrela da MWC 2023 nos aspectos de tecnologia é a 6G, a próxima geração de redes de banda larga móvel.
E é óbvio que vamos encontrar no evento as apresentações de diversos dispositivos móveis, especialmente os smartphones. Mas serão apresentados também os wearables, tablets, dispositivos de realidade virtual, notebooks e componentes de redes.
Como a Apple não participa de feiras globais e a Samsung já apresentou a sua principal família de smartphones no começo de fevereiro, marcas como Xiaomi, Huawei, Honor, Motorola, Realme e Sony devem ser as responsáveis por apresentar os principais smartphones, wearables, notebooks, tablets e outros dispositivos de consumo da MWC 2023.
Google, Meta e Nokia também confirmaram apresentações na feira de Barcelona, mas não devem apresentar produtos para o consumidor final. Muito provavelmente vão apresentar tecnologias, conceitos e outros recursos dentro do segmento de mobilidade.
O que eu espero da MWC 2023
Eu espero um evento mais relevante do que foi nos últimos anos.
A vida da MWC 2023 é mais difícil sem Apple e Samsung. E não falo isso para desprezar os demais fabricantes do setor de telefonia móvel. Porém, a realidade prática é que essas duas empresas são as que mais chamam a atenção do grande grupo de usuários. Sem as duas, o evento como um todo perde um pouco de força.
A Samsung ainda deve apresentar alguma coisa dentro das suas linhas menores de smartphones. Há quem diga que as famílias Galaxy A34 e Galaxy A54 vão dar as caras na MWC 2023, o que faz sentido quando olhamos para os vazamentos recentes envolvendo os dois modelos.
Por outro lado, podemos ficar curiosos pelo que vem de marcas como Huawei, Xiaomi, Oppo e Motorola. Alguns rumores apontam para o primeiro smartphone com tela verdadeiramente flexível desembarcando no evento espanhol, sem falar que a maioria das principais inovações dentro do setor de telefonia móvel estão chegando por algumas dessas marcas asiáticas.
De qualquer forma, a MWC 2023 é mais uma feira onde vou passar boa parte do meu tempo na frente do computador, escrevendo sobre os produtos de tecnologia que vão chegar ao mercado nos próximos meses. E eu acho isso algo excelente.
Vem “ni mim”, MWC 2023! Seja muito bem-vinda!