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O que você faria se perdesse quase 6.000 horas de jogo no Red Dead Redemption 2 por causa da morte do Google Stadia?

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A morte do Google Stadia continua rendendo assunto. São três anos de tempo e dinheiro da gigante de Mountain View atirados na mais cara lata de lixo do mundo. E Satya Nadella parece não se importar muito com isso. Muito menos com outras pessoas que estão perdendo muito tempo e muito outro dinheiro de outras formas.

Levando em consideração que os usuários só terão até o dia 18 de janeiro de 2023 para tomar toda e qualquer tipo de providência em relação aos jogos e conteúdos salvos dentro da plataforma, algumas pessoas terão que literalmente rezar para que as demais empresas parceiras do Google no Stadia contem com a mesma benevolência que a Ubisoft teve ao confirmar a migração de conteúdos salvos no finado serviço para o Ubisoft Connect.

Digo isso porque o criador de conteúdo Colour está neste momento desesperado e rezando todos os dias para os deuses da Rockstar, pois vai ver as suas quase 6.000 horas jogadas no Red Dead Redemption 2 para Stadia virarem poeira, tal e como o efeito maneiro após o estalo do Thanos.

 

Entenda o drama do Colour

O youtuber publicou um vídeo recentemente compartilhando com o mundo a sua angústia. Por sinal, vários outros usuários do Stadia devem passar por algo semelhante neste momento, mas em menor grau. Até porque muita gente trabalha e não tem esse tempo todo livre na vida para jogar tanto videogame online.

Se a Rockstar não se posicionar sobre o desaparecimento de jogos e partidas salvas no Stadia, o Colour vai perder quase 6.000 horas de progressos em Red Dead Redemption 2. E eu até poderia achar isso algo engraçado, pois eu realmente não sei por que alguém perderia tanto tempo na vida jogando um jogo de videogame.

Por outro lado, eu mesmo dediquei bem mais de 6.000 horas trabalhando nos meus blogs, e sinto arrepios na espinha só em pensar em perder todo esse conteúdo do dia para a noite (obrigado, backup, pela graça alcançada).

Até o momento em que este artigo foi produzido, a Rockstar está em completo silêncio. Para desespero do Colour. São nada menos que 5.907 horas no modo multiplayer em Red Dead Redemption 2. Ou 246 dias jogando. E tudo pode simplesmente desaparecer se ele não encontrar uma forma de portar os dados salvos para outra plataforma.

Não dá para culpar o produtor de conteúdo por jogar tanto tempo em uma plataforma online. Ele afirma que Red Dead Online é a melhor experiência para esse jogo, já que seus servidores dedicados deixavam tudo perfeito para a jogatina, afirmando que poucos bugs eram detectados neste modo de jogo.

Aqui, mais uma vez, não dá para rir do desespero dele. Pense nos anos que você é assinante do Xbox Game Pass, e considere a possibilidade do serviço chegar ao fim do dia para a noite e, do nada, você perceber que jogou dinheiro fora porque não terá mais os games que você tanto se orgulhava em deixar salvos no serviço para nunca ter tempo para jogar.

Sim… estou falando de mim mesmo neste caso…

Sem falar que toda a sua reputação online se construiu em torno desse jogo, por causa do tempo dedicado na plataforma. Afinal de contas, ele é youtuber. Ou seja, seu canal só tem alguma visibilidade porque ele passou 246 dias jogando Red Dead Redemption 2 no Stadia e uma galera decidiu ficar assistindo o cara progredir no jogo.

 

Rockstar… ajuda o garoto, vai…

Se você me perguntar se a Rockstar vai fazer alguma coisa pelo rapaz, a melhor resposta que eu posso te dar neste momento é: “não sei… quem sabe… há potencial…”.

E, antes que você pense que estou desdenhando de sua pergunta ou que estou sob efeito de drogas pesadas, quero argumentar a minha resposta vaga.

Não podemos nos esquecer que a Rockstar está com os seus próprios problemas para gerenciar neste momento. A maior pedra no caminho que a empresa precisa superar é o vazamento em massa das informações do seu próximo jogo, que nada mais é do que “apenas” GTA VI. Ou seja, não sei se eles vão ter tempo para se dedicar a salvar os dados dos jogadores que foram abandonados pela Google.

É importante entender que a morte do Stadia não é um problema da Rockstar, e sim do Google. O que a Ubisoft está fazendo pelos seus jogadores nada mais é do que um gesto de boa vontade, pois não é obrigação de nenhuma empresa parceira fornecer recursos e soluções para exportar os dados armazenados em uma plataforma de terceiros.

Por outro lado, o caso do Colour não é isolado, e já ganhou uma certa repercussão nas redes sociais. Por conta disso, é possível que o assunto chegue aos ouvidos dos executivos da Rockstar que, eventualmente, podem começar a se coçar e dedicar um time de desenvolvedores para criar uma solução para a migração dos dados que serão perdidos.

Além disso, toda e qualquer empresa simplesmente detesta qualquer tipo de comparação com a concorrência. Principalmente quando a concorrência faz a coisa certa, que é oferecer ajuda para os gamers abandonados.

Neste sentido, a decisão da Ubisoft em fornecer alternativas para a migração dos dados armazenados no Stadia pode “convencer” (ou melhor, forçar… melhor ainda, obrigar…) a Rockstar a ajudar não apenas ao Colour, mas ao grande grupo de jogadores que estão passando pelo mesmo problema, apesar de não receberem a devida visibilidade por não dedicarem 6.000 horas de sua vida a um jogo de videogame.

De qualquer forma, vamos esperar pacientemente que a Rockstar se pronuncie sobre o assunto. De verdade, eu espero que a empresa aplique esforços para a solução do problema, apesar de entender que a culpa ou a responsabilidade não é dela (na verdade, ela passa longe de qualquer envolvimento com o fim do Stadia).

E este é apenas mais um exemplo que mostra por que precisamos refletir um pouco mais sobre essa história de deixar todos os nossos jogos e conteúdos na nuvem. Repito: tudo nessa vida tem um começo, um meio e um fim. Principalmente na Google, que adora acabar com serviços “do nada” e com poucos anos de vida.

Quem sabe não é melhor voltar a comprar os DVDs dos jogos, tal e como a minha geração que hoje é chamada de “cringe” faz até hoje…


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