Compartilhe

Eu amo o ketchup da Heinz, e sinto que não estou sozinho nessa. É um produto campeão de vendas ao redor do mundo. E muitas pessoas adotam de várias técnicas para extrair o molho de tomate temperado do vidro, como por exemplo sacudir a garrafa com força, dar pancadas na base ou com a ajuda de uma colher.

Todos os métodos são eficientes, mas o mais provável é ter acidentes desastrosos, com ketchup voando até a sua testa ou nuca (cara, como você consegue isso?). Qual é o problema aqui?

O problema é o mais óbvio de todos: obviamente, você está fazendo isso errado, tanto quanto fechar uma caixa de cereal matinal depois de aberta ou amarrar os cadarços do tênis. Você não sabe, mas a própria garrafa de ketchup da Heinz conta com um truque para tirar a iguaria de forma muito mais simples e prática.

 

 

 

Use a garrafa de ketchup da Heinz como um profissional

 

Se você olhar bem para a garrafa da Heinz, você vai encontrar um relevo com o número 57 localizado no início do pescoço da garrafa, ligeiramente orientado para um dos lados. Essa indicação corresponde com o slogan histórico da marca: 57 variedades.

Esse slogan faz referência ao ano de 1896, mostrando todas as opções de molhos disponíveis, sendo a 57 a mais famosa de todas: o ketchup. O tão querido, amado e glorificado ketchup.

Eu ouvi um “Amém”, igreja?

A Heinz fabricava mais de 60 produtos naquela época, mas o fundador da empresa entendeu em algum momento que 57 era o seu número de sorte, e começou a usar a frase em todas as ações de publicidade para este produto. Hoje, a marca conta com um gigantesco catálogo com mais de 5.700 produtos ao redor do mundo, mas o slogan continua o mesmo.

Na prática, muito mais do que uma simples marca comercial, as garrafas de ketchup Heinz tem a indicação do 57 também como o ponto preciso para obter o ângulo ideal para que o molho saia da garrafa de forma fluída e perfeita. Ou seja, basta você inclinar a garrafa nesse ângulo e dar pequenos toques secos onde está indicado o pequeno número.

 

 

Para os matemáticos mais obcecados com os números, esse ângulo é de aproximadamente 30 graus. E se você olha para o vídeo demonstrativo (indicado no final do post), você vai ver que, de fato, o ketchup sai de forma muito mais simples e prática do que dando várias pancadas no fundo da garrafa.

No Brasil, não encontramos muitas garrafas de vidro do ketchup da Heinz. A maioria dos supermercados e estabelecimentos brasileiros vendem o produto em garrafas de plástico com um bico dosador. E o fato da garrafa daqui ser de plástico ajuda na remoção do produto, pois muitos simplesmente pressionam a garrafa para que saia uma maior quantidade de molho.

Mesmo assim, vale a pena conhecer essa curiosidade. O design da garrafa original é perfeitamente intencionado, e este é um segredo que apenas 11% das pessoas do planeta conhecem. E agora, você faz parte desse seleto grupo.

Não dá para ter certeza se os dados apresentados são 100% confiáveis, mas… sendo bem sincero… eu não dou a mínima. Fato é que certamente você vai pensar no “golpe no 57” na próxima vez que chegar na sua mesa uma garrafa de ketchup da Heinz.

 


Compartilhe