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O trabalho remoto não conseguiu acabar com as dinâmicas tóxicas

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Se durante a pandemia você concluiu que é muito melhor trabalhar sozinho do que ter que lidar com pessoas insuportáveis no escritório, saiba que você não está sozinho.

Eu amo o trabalho remoto, e não apenas por causa do gerenciamento de tempo. Essa modalidade profissional me afasta de pessoas problemáticas, desrespeitosas e que se valem do comportamento tóxico para prevalecer em relação aos colegas.

Eu não tenho estômago para isso a essa altura da minha vida.

O que me surpreende é saber que o trabalho remoto não pôs fim a comportamentos tóxicos no escritório, de acordo com uma nova pesquisa, onde o comportamento disruptivo entre colegas persiste, mesmo com o distanciamento social.

Espalhar boatos falsos, roubar crédito e trair confiança ainda são problemas enfrentados por muitos trabalhadores, mesmo quando trabalham remotamente.

E vale a pena conversar um pouco sobre isso.

 

Os comportamentos irritantes mais comuns

A pesquisa, que entrevistou quase 1.000 pessoas de diferentes empresas, revelou que mais de um terço dos trabalhadores entrevistados testemunhou comportamentos irritantes, como espalhar boatos e bajular excessivamente os chefes.

Outros comportamentos problemáticos incluem culpar ou assumir crédito por tarefas, assédio e sabotagem. Cerca de 25% dos entrevistados acreditam que o comportamento disruptivo piorou desde que começaram a trabalhar remotamente.

O que deixa claro que quando uma pessoa quer ser uma grande FDP com alguém, consegue ser assim de perto e de longe. E o único jeito para resolver o problema é mesmo eliminando a pessoa da sua vida.

Dana Sumpter, professora associada de teoria da organização e gestão na Graziadio School of Business da Pepperdine University e coautora da pesquisa, aponta que, ao trabalhar remotamente, “é mais difícil passar um tempo de qualidade com os chefes. Portanto, as pessoas podem recorrer à “trapaça” para chamar a atenção” de maneiras diferentes.

Isso pode explicar por que algumas pessoas se envolvem em comportamentos tóxicos no trabalho, mesmo quando estão trabalhando remotamente.

 

Os gestores não devem perder isso de vista

Gerentes e coordenadores de equipe devem ficar atentos a esses comportamentos tóxicos e eliminar os incentivos para esse tipo de comportamento. Eles também devem recompensar ações positivas, como a colaboração de um funcionário com os seus colegas, e os impactos positivos de suas iniciativas coletivas.

Dois em cada cinco trabalhadores dizem que a política do escritório os levou a pensar em deixar sua organização, e 25% o fizeram por esse motivo. Portanto, os gestores precisam reforçar importância de criar um ambiente de trabalho positivo e saudável para manter seus colaboradores engajados e satisfeitos, mesmo que os profissionais estejam trabalhando a partir de pontos diferentes.

Embora o trabalho remoto possa reduzir fofocas comuns no escritório, ele não pode eliminar comportamentos tóxicos. Mesmo porque ruídos de comunicação é o que mais acontece em diferentes organizações na era das redes sociais e dos comunicadores instantâneos.

Os gerentes e gestores precisam entender que, mesmo distantes, as pessoas estão próximas o suficiente para fazer fofocas e gerar discórdia dentro dos grupos estabelecidos, pois a comunicação se tornou muito mais ágil e frequente com as plataformas que nos conectam a qualquer pessoa com muita facilidade.

As empresas devem investir em treinamentos para identificar e lidar com esses comportamentos, independentemente do ambiente de trabalho. Isso pode incluir a promoção da transparência, a comunicação clara e o estabelecimento de limites claros para o comportamento apropriado no ambiente profissional ou corporativo.


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