O Windows 9 nunca existiu, mas está entre nós até hoje | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Software » O Windows 9 nunca existiu, mas está entre nós até hoje

O Windows 9 nunca existiu, mas está entre nós até hoje

Compartilhe

O Windows 9 é como 29 de fevereiro de 2020: parecia algo óbvio quando pensamos nas sequências lógicas (tanto na numeração do sistema operacional da Microsoft como do calendário), mas que nunca existiu na realidade.

Com o passar dos anos, muitas teorias sobre o Windows 9 apareceram. Porém, nenhuma delas explicou por que a Microsoft saltou do 8 (ou 8.1, como queiram) para o 10, deixando uma lacuna evidente na numeração.

O Windows 9 nunca existiu oficialmente, mas sempre esteve em nossas vidas, inclusive aparecendo em algumas documentações oficiais da própria Microsoft. E vamos tentar explicar o que aconteceu neste caso.

 

 

 

As teorias em torno do Windows 9

O senso comum indicava que a Microsoft iria trabalhar no Windows 9 depois do lançamento do Windows 8.1. Porém, em algum momento, a empresa decidiu saltar direito para o Windows 10.

Pois bem, essas são algumas das teorias formuladas ao longo dos anos sobre a inexistência do Windows 9.

Depois da péssima acolhida ao Windows 8, a Microsoft pegou todo o trabalho até então desenvolvido para o Windows 9 e jogou tudo no Windows 8.1, na tentativa de limpar um pouco a imagem do sistema operacional. Por causa disso, o salto para o Windows 10 foi inevitável.

Outras teorias indicam que o que seria o Windows 9 se transformou em atualizações do Windows 8.1. Já tem aqueles que afirmam que a decisão para o salto direto para o Windows 10 foi uma decisão de marketing, pois a ideia era marcar um forte ponto de separação em relação ao Windows 8.

Por fim, a última teoria plausível para o salto direto para o Windows 10 estava no fato que o número 9 poderia causar alguns problemas em alguns aplicativos mais antigos, que poderiam confundir o Windows 9 com Windows 95 e/ou Windows 98.

 

 

 

As evidências que o Windows 9 existiu

As provas da existência do Windows 9 aparecem nos dias de hoje. Por exemplo, o @XenoPanther detectou vestígios desse sistema operacional na Build 22567 do Windows 11, que está no canal Dev do Windows Insider.

Na informação compartilhada por ele, o código menciona o seguinte:

“Compilar os blocos necessários para a coleta de dados do Windows 8, Windows Blue e alguns sistemas com Windows 9.”

Durante um tempo, o nome de código do Windows 8.1 foi Windows Blue. Ou seja, pela lógica, a Microsoft chamava internamente o Windows 10 como Windows 9.

Por outro lado, existe a possibilidade de um código similar ser destinado de forma específica para o Windows 10, o que reforça a teoria que o Windows 9 foi na prática o Windows 8.1, em forma de atualizações.

Seja como for, o Windows 9 existiu sim. E existe até hoje, já que está no DNA das versões mais recentes do Windows.


Compartilhe
@oEduardoMoreira