Press "Enter" to skip to content
Início » Especial » Os 10 anos do PlayStation Vita

Os 10 anos do PlayStation Vita

Compartilhe

Eu nunca tive um PlayStation Vita. Porque eu sempre fui pobre. Mas reconheço a tentativa da Sony em dominar o mercado de videogames portáteis com um console que, no parecer de muitos, morreu prematuramente, mesmo sendo bem futurista.

O portátil se declarava um autêntico NGP, ou ‘Next Generation Portable’, algo que apontava para o futuro da tecnologia. De fato, o PlayStation Vita trouxe vários elementos que se fizeram presentes no mundo da tecnologia no presente. Mas… onde foi que ele falhou, afinal de contas?

Falhou a Sony em não ter liberado uma unidade do PlayStation Vita para meus testes. E o resultado foi esse que você viu.

Mentira. Vou falar mais sério daqui pra frente.

 

 

 

Uma tela OLED incrível

Eu nem me lembrava disso, mas o PlayStation Vita contava com uma tela OLED de primeira geração, uma verdadeira revolução para a época. E essa é uma das tendências que o console liderou para o futuro da tecnologia móvel.

Levando em consideração que a maioria dos gamers estavam contentes com telas monocromáticas ou com cores pálidas, a tela OLED representa a migração para um mundo novo. A tela era touch capacitiva, e entregava cores vivas em diferentes ambientes de iluminação.

Algo notável que a Sony fez por todos nós. E é preciso reconhecer isso.

 

 

 

Um hardware tão bom, que se transformou em console de mesa

O PlayStation Vita era tão potente para a sua época, que deixava alguns videogames da época com inveja. E a experiência de uso era completa, já que os controles integrados eram os mesmos presentes no DualShock 3, unificando o que os jogadores já encontravam no PlayStation 3.

Os jogos lançados para o PlayStation Vita se beneficiaram (e muito) desse hardware, que acabou parando na TV para valorizar todo o seu potencial.

O PlayStation Vita TV foi uma das revisões do videogame promovidas pela Sony para basicamente transformar o console portátil em console de mesa. E isso não é pouca coisa para um produto com hardware miniaturizado.

 

 

 

Se era tão bom… por que fracassou?

O PlayStation Vita foi um fracasso comercial por conta de vários fatores. O principal motivo para o seu fracasso é o mesmo de muitos outros produtos potentes e inovadores: o seu preço muito elevado.

Além disso, o catálogo de jogos era muito pequeno, e qualquer console que quer prosperar precisa ter títulos para motivar os jogadores a gastar dinheiro. Muitas franquias de sucesso que estavam nas mãos da Sony jamais chegaram ao PS Vita, o que decepcionou a muitos gamers.

Sem falar nos vários títulos que estavam programados para o console, mas foram cancelados.

Para completar, os smartphones se tornaram mais e mais populares e potentes, e ocuparam o espaço que seria do PlayStation Vita com relativa facilidade. Toda uma indústria foi desenvolvida ao redor dos telefones, e a Sony perdeu o bonde da história.

 

 

 

É difícil de encontrar, mas muito recomendado em 2022

A Sony descontinuou o PlayStation Vita e quer fechar a loja digital de jogos do console. Mesmo assim, este é um produto muito recomendado em 2022.

Além dos emuladores de videogames clássicos, você pode usar o PlayStation Vita para rodar os jogos do PS4 de forma remota. Seu hardware é potente o suficiente para as duas atividades.

Vai ser difícil ver a Sony lançando outro videogame portátil no futuro. Mas é inegável que o legado deixado pelo PlayStation Vita determinou todo um cenário de games mobile que temos hoje.


Compartilhe
@oEduardoMoreira