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Vamos optar nesse post pelo termo ‘arcade’ para as máquinas que serão citadas. Mas poderia muito bem denominar como ‘fliperama’ o local cheio de máquinas para entretenimento eletrônico (videogames, pinball, etc), onde as pessoas se encontravam, usavam fichas e jogavam partidas de forma animada. Faço apenas essa introdução porque para alguns mais conservadores entendem que o termo ‘fliperama’ se aplica apenas à máquina eletrônica com comandos de ‘flip’ (ou alavancas acionadas por botões).

Dito isso, temos nesse post uma lista das máquinas de fliperama (ou arcades) mais lucrativas da história.

 

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Pac-Man

Só se você for um alienígena para não conhecer o Pac-Man. Depois do sucesso brutal alcançado por Space Invaders, apareceram centenas de clones que se aproveitaram do seu sucesso. Mas a Namco apostou em algo diferente, e essa aposta foi um grande sucesso nos arcades, inclusive junto ao público feminino, se transformando em um dos grandes mascotes visuais da história dos videogames.

Desenvolvedor: Namco
Unidades vendidas: 400 mil
Lucros (em 1990): US$ 3.5 bilhões
Lucros (hoje, com ajuste da inflação): US$ 7.681.491.635

 

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Space Invaders

O jogo que, durante algum tempo, fez com que as máquinas arcade fossem conhecidas como ‘exterminadores de marcianos’. Lançado no Japão em 1978, o seu sucesso foi tal que durante alguns dias houve uma escassez de moedas de 100 ienes no país, por causa do jogo. No seu primeiro ano, Space Invaders ganhou mais dinheiro que o filme mais popular da época: nada mais nada menos que Star Wars.

Desenvolvedor: Taito
Unidades vendidas: 360 mil
Lucros (em 1990): US$ 2.7 bilhões
Lucros (hoje, com ajuste da inflação): US$ 6.612.228.000

 

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Street Fighter II

Depois de um primeiro jogo que caiu no esquecimento (que eu joguei), a Capcom lançou um dos jogos mais influentes da história dos videogames. 8 personagens para escolher, combates equilibrados e uma personalidade única de um arcade que está na memória de milhões de jogadores.

Desenvolvedor: Capcom
Unidades vendidas: 200 mil
Lucros (em 1990): US$ 2.3 bilhões
Lucros (hoje, com ajuste da inflação): US$ 6.612.228.000

 

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Ms. Pac Man

É claro que Ms. Pac-Man se aproveitou do sucesso do seu predecessor, mas também adicionava novidades interessantes. Quatro labirintos novos e novos padrões aleatórios para os fantasmas, para evitar que os gamers memorizassem seus movimentos. Quem conseguia chegar ao fim do jogo descobria que, por um erro de programação, o último nível não poderia ser completado.

Desenvolvedor: Midway
Unidades vendidas: 125 mil
Lucros (em 1990): US$ 1.2 bilhão
Lucros (hoje, com ajuste da inflação): US$ 2.494.552.816

 

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NBA Jam

Astros da NBA, partidas de 2 vs 2 sem regras, e um sentido de humor único. Esses foram os elementos que catapultaram NBA Jam como um dos jogos esportivos de maior sucesso da história. Um dado curioso: em 2008, Marcos Turmell, seu criador, confirmou que se você jogava com os Pistons contra os Bulls, os arremessos contra o estouro do relógio sempre falhavam.

Desenvolvedor: Midway
Unidades vendidas: 20 mil
Lucros (em 1990): US$ 110 milhões
Lucros (hoje, com ajuste da inflação): US$ 1.700.510.968